ANO: 25 | Nº: 6399
06/03/2018 Cidade

Acervo de Betto Coronel será entregue ao Arquivo Público Municipal

O Arquivo Público Municipal Tarcísio Taborda receberá, no dia 13 de março, um acervo publicitário recolhido e separado pela família de Betto Coronel. A ação será realizada por familiares, representados por Sueli Johan (Su), companheira do publicitário em sua vida e no trabalho, na agência Produção Independente, por mais de vinte anos.
Conforme nota enviada pela agência da família, o acervo conta com recortes de jornais coletados desde o início dos anos 1980, quando Betto iniciou suas atividades na área em que foi pioneiro e referência em Bagé e região. Além da repercussão de eventos, espetáculos e outros acontecimentos da vida cultural da cidade, organizados por Coronel, uma boa quantidade de revistas, cartazes, impressos diversos e guias telefônicos/informativos contam um pouco do envolvimento da Produção Independente com o agronegócio e o comércio de Bagé.

O grande destaque da doação, segundo Su, fica por conta do vasto acervo de peças publicitárias em vídeo, catalogadas pelo jornalista Vinícius Silva e digitalizadas pelo editor Paulo Ferreira. Os VTs contam um pouco da história de Bagé e da evolução do seu comércio através da propaganda, estreladas por grandes nomes da comunicação nacional, como Maria do Carmo, Lauro Quadros, Lasier Martins, Paulo Sant'ana, Bira Valdez, Cid Moreira e Sérgio Chapelin. O material resgata a história de diversas empresas, como as lojas Obino e a Nova Era, além de empresas que já não existem, com destaque para Ford Bambino, Frango Chicken-In e Jojô Jeans.

Ao entregar este material ao município, Su agradece, em nome de Betto, aos inúmeros clientes que trabalharam com ele ao longo de sua carreira à frente da produtora, aos amigos, colegas e familiares. Ela diz que não poderia deixar de agradecer, em especial, à Gráfica Instituto de Menores, por tantos anos de parceria, comprovados na grande quantidade de material impresso em seu parque gráfico. Também agradece à Stampa Serigrafia, de Pelotas, Gráfica Jacuí, de Cachoeira do Sul, à RBS TV Bagé e ao Canal Rural, emissoras de rádio, agências de propaganda e jornais locais e regionais.
Por fim, Su destaca o nome do coordenador do Arquivo Público, Cláudio Lemieszek, juntamente com a professora Élida Garcia, e demais funcionários e colaboradores, muitas vezes anônimos.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...