MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Pessoas com dificuldades locomotoras participam de evento recreativo

Publicada em 06/03/2018
Pessoas com dificuldades locomotoras participam de evento recreativo | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Menino entra na água com ajuda de monitores e cadeira anfíbia

A tarde de segunda-feira foi repleta de diversão e atividades recreativas para um grupo formado por pessoas com deficiência e dificuldades de locomoção e seus familiares. Uma parceria entre a Associação Bajeense de Pessoas com Deficiência (Abadef) e a Ong Caminhadores promoveu a atividade “Praia Acessível para Todos”, no Círculo Militar.

Na ocasião, os participantes tiveram uma tarde na piscina, onde foram auxiliados por monitores das entidades para entrarem e se moverem na água. A atividade também teve o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, com participação dos integrantes do programa Primeira Infância Melhor (PIM) que ajudaram a monitorar a ação. Além do banho de piscina, os participantes tiveram aulas de zumba, proporcionadas por uma equipe da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

A presidente da Abadef, Cimone Gonzales, explica que o projeto é realizado em diversos municípios do Rio Grande do Sul pela Ong Caminhadores RS, com sede em Porto Alegre. O evento tem o objetivo de proporcionar, às pessoas com deficiência e seus familiares, uma tarde de diversão, integração e recreação. “Como não temos praia em Bagé, adaptamos o evento para uma tarde na piscina do Círculo Militar”, destaca Cimone.

Conforme o presidente da Ong Caminhadores RS, Rotechild Prestes, a organização foi pioneira no banho assistido no Estado, com a utilização de cadeiras anfíbias, as mesmas que foram utilizadas no evento. Ele conta que a ong existe desde 2003, trabalhando em oito programas de acessibilidade. “Hoje nós trouxemos três cadeiras, mas a ong possui 15. A nossa intenção é ajudar as pessoas com alguma deficiência, oferecendo lazer, diversão e inclusão, principalmente”, comenta.

Durante o evento, o jovem Henrique dos Santos Ribeiro, de 12 anos, teve a oportunidade de entrar em uma piscina pela primeira vez. A mãe de Henrique, Cármen Lúcia Ribeiro, 51 anos, conta que ver o rosto do filho enquanto se divertia na água foi algo emocionante. Ela salienta que o município precisa de mais atividades do mesmo cunho, em função de que ações recreativas contribuem para a autoestima de pessoas com as mesmas dificuldades enfrentadas pelo seu filho. Cármen Lúcia também agradece a equipe do CAPS I por tê-la informado sobre a atividade que proporcionou momentos de alegria a ela e ao filho.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br