ANO: 25 | Nº: 6353
07/03/2018 Cidade

Coordenadoria realiza abertura de campanha do mês da mulher

Foto: Antônio Rocha

Evento aconteceu na subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil
Evento aconteceu na subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil

A Coordenadoria Municipal da Mulher de Bagé realizou, na tarde de ontem, a abertura oficial da campanha alusiva ao “Mês da Mulher”. A solenidade ocorreu na subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil - Bagé (OAB) e contou com a presença de integrantes do programa “Tecendo as redes das políticas públicas para as mulheres”, coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso, em parceria com as pastas de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência e de Educação e Formação Profissional.

Conforme a coordenadora municipal da Mulher, Cândida Garcia, a abertura da campanha, com presença de autoridades locais, tem o objetivo de mostrar às lideranças a influência que suas decisões têm para a vida de tantas mulheres que sofrem abusos em nossa cidade.

As ações da campanha, que já estão sendo desenvolvidas desde o primeiro dia do mês, objetivam levantar temas relacionados ao universo feminino e a defesa dos direitos das mulheres na sociedade. Entre as atividades, constam palestras, rodas de conversa, exposições, blitze e painéis com discussões sobre a temática da campanha. A programação do mês da mulher se estende até o fim de março, mas o tema voltará a ter maior destaque no fim de abril, com a vinda do Ônibus Lilás, veículo que estacionará em pontos de Bagé, com informações, atendimentos e acolhimentos às mulheres, com foco nas que foram vítimas de violência de qualquer natureza.

Cândida afirma que no último semestre de 2017, a coordenadoria registrou 88 casos de agressão doméstica, encaminhados pela Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher. Entretanto, segundo a coordenadora, esse número deve representar menos de 25% da violência contra a mulher no município, pois muitas desistem de fazer a ocorrência antes do processo ser finalizado.

 

Exposição “Não Abafa o Caso”

Uma atividade que compõe a programação do mês será a exposição “Não Abafa o Caso”, que acontece de 19 a 23 de março, na Coordenadoria da Mulher, na Câmara de Vereadores e no saguão do Centro Administrativo de BagéA mostra, desenvolvida pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul, faz parte de uma série de ações que consistem na reflexão pela defesa dos direitos das mulheres.
Conforme a coordenadora, as obras são manifestações artísticas que buscam conscientizar sobre as marcas deixadas pela violência, diariamente, nas mulheres.

Ação no Carnaval

Durante o final de semana, no sábado e no domingo, os integrantes da Coordenadoria da Mulher estarão em meio a Sete de Setembro, durante os desfiles de Carnaval, distribuindo materiais de divulgação da campanha “Não é Não”, realizada pela Prefeitura de Bagé.
A coordenadora explica que a atividade visa conscientizar as pessoas a denunciar casos de violência contra a mulher e mostrar que o Carnaval pode e deve ser pulado sem que haja algum tipo de assédio.

Denúncias
180 - 190 - (53) 3241.3709 (Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher) - (53) 3242.6551 (Coordenadoria Municipal da Mulher)


Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...