ANO: 25 | Nº: 6335
07/03/2018 Cidade

Licitação para construção de novo reservatório será realizada no fim de março

Foto: Antônio Rocha

Estrutura terá 41 metros de diâmetro e três metros de altura
Estrutura terá 41 metros de diâmetro e três metros de altura

O Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) realizará, em 23 de março, concorrência pública para escolha da empresa que vai elaborar o projeto executivo e a construção de um novo reservatório junto à Estação de Tratamento de Água (ETA). O edital da licitação, divulgado no site da autarquia, prevê um investimento de, aproximadamente, R$ 4,25 milhões, custeado a partir de recursos próprios do Departamento.
Segundo o diretor-geral do Daeb, Volmir Silveira, a iniciativa, anunciada no ano passado, se deu em virtude do atual reservatório, projetado no ano de 1911, precisar de constante manutenção, devido à estrutura centenária sofrer com fugas de água, ocasionadas por rachaduras. Na atualidade, para realizar melhorias e reformas no reservatório, é necessário que o Daeb interrompa o abastecimento da cidade por algumas horas. A construção da nova estrutura, por outro lado, possibilitará que a autarquia faça as alterações sem necessitar de pausas na distribuição de água.
Silveira salienta que o volume de armazenamento do reservatório atual, de quatro mil metros cúbicos (), já não é mais suficiente para atender as demandas da cidade. O edital da obra prevê uma estrutura que armazene o mesmo volume do atual, o que deve dobrar a capacidade de água tratada no município, podendo, então, acumular um total de oito mil metros cúbicos.
Entre as características do projeto, foi estabelecido que o reservatório terá um formato cilíndrico, com 41 metros de diâmetro e três metros de altura. A estrutura será feita de uma chapa de aço vitrificado, além de contar com um telhado de alumínio com domos geodésicos.

 

Visitações

Conforme a assessoria de imprensa do Daeb, as empresas interessadas em participar da competição podem marcar um horário para visitar o local da obra. O setor informa que a visitação não é obrigatória, visto que os concorrentes não necessitam ir até o endereço para participar da licitação.
Até o momento, apenas uma empresa fez a visita técnica. A vencedora da licitação terá oito meses para entregar a obra, contados a partir da assinatura dos contratos.
Silveira não descarta a possibilidade do reservatório ser entregue até o fim de 2018. "Se não existirem problemas na construção ou quanto à empresa, acredito que teremos o necessário para entregar a obra neste ano", afirma.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...