ANO: 25 | Nº: 6458
07/03/2018 Fogo cruzado

Prefeito busca verbas para construção de nova rede de água

Foto: Divulgação

Meta é ligar arroio à Estação de Tratamento recém-construída
Meta é ligar arroio à Estação de Tratamento recém-construída

O prefeito de Candiota, Adriano Castro dos Santos, pretende aproveitar agendas programadas, neste mês, em Brasília, para tratar sobre medidas de enfrentamento à estiagem, para buscar a liberação de uma verba, junto à Fundação Nacional de Saúde (Funasa), para a construção de uma nova rede de distribuição de água.

De acordo com o gestor, já na próxima semana, ele deve acompanhar uma comitiva do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja) – órgão que reúne prefeitos – na capital federal, na busca de auxílios. Candiota, a exemplo de Bagé, teve seu decreto de situação de emergência homologado pelo Estado e, ainda, reconhecimento pela União. “A Defesa Civil já apresentou três possibilidades, que é a distribuição de cestas básicas e de reservatórios individuais, além da disponibilização de caminhões-pipa”, lembra em referência a uma reunião ocorrida na semana passada, na Rainha da Fronteira.

O chefe do Executivo, contudo, entende que, para o caso da Capital do Carvão, a medida considerada mais efetiva para o combate à falta de água seria a construção de uma nova rede de distribuição. “Hoje, temos um projeto de R$ 4 milhões cadastrado na Funasa, que prevê a ligação do Arroio Candiota com a nova ETA (Estação de Tratamento). Isso sim resolveria nosso problema”, argumenta.

Desse modo, Santos deve aproveitar a agenda do Cideja para adiantar as tratativas quanto ao assunto. Após, no dia 21, ele pretende participar da reunião anunciada para ocorrer entre representantes da região Sul, afetados pela estiagem, junto ao ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha. “Sabemos que tudo depende da disponibilização de recursos. E vamos buscar isso”, adianta.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...