ANO: 25 | Nº: 6485
07/03/2018 Fogo cruzado

Proposta sugere coleta eletrônica de dados pelos agentes comunitários e de combate às endemias

Foto: Divulgação

Pedetista defende disponibilização de equipamentos para registro e transmissão on-line de informações
Pedetista defende disponibilização de equipamentos para registro e transmissão on-line de informações

O vereador Augusto Lara (PDT) apresentou, ontem, um anteprojeto de lei que determina que a Prefeitura de Bagé passe a disponibilizar, aos agentes comunitários de saúde e aos profissionais de combate às endemias, equipamentos eletrônicos portáteis para registro e transmissão online de dados recolhidos durante suas funções.

Para o pedetista, os profissionais em questão contribuem com a população ao percorrerem as vias do município visitando as residências, buscando promover a saúde e prevenir as doenças. “Seja pela atenção individual aos membros da família, como é o caso do Agente Comunitário de Saúde, seja pela observação do ambiente familiar e da residência, como é o caso do Agente de Combate as Endemias”, aponta. Desse modo, sustenta o parlamentar, a tarefa de mapear e cadastrar os dados sociais, demográficos e de Saúde de cada membro das famílias e de cada residência ou rua, a fim de que sejam consolidadas e analisadas todas as informações obtidas em campo, são indispensáveis para a programação, avaliação e reprogramação de todas as ações a serem implementadas.

“Esses dados coletados e sistematizados pelos agentes são fundamentais não só para a identificação e acompanhamento dos indivíduos ou grupos que necessitam de cuidados especiais de saúde, ou das residências com problemas de saneamento, mas também para subsidiar a elaboração, acompanhamento e avaliação de políticas públicas nas áreas da saúde, em nível local, estadual e nacional, além de mobilizar a população para as reuniões do conselho de Saúde e para sensibilizar a comunidade para campanhas e para a convivência saudável”, frisa ao justificar a matéria.

Por trata-se de um anteprojeto, a iniciativa serve de subsídio para o Executivo, por conta própria, elaborar ou não uma proposta de Lei abordando a questão.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...