MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Editorial

Cooperação rentável

Publicada em 08/03/2018

O Observatório Digital de Segurança e Saúde do Trabalho, atualizado esta semana, com dados do ano de 2017, vem fortalecendo a cooperação e o intercâmbio de dados entre órgãos e instituições públicas. A informação, anunciada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), aponta que um dos impactos positivos é a possibilidade de se obter ressarcimento de despesas previdenciárias decorrentes de acidentes de trabalho que podem chegar a quase R$ 2 bilhões.

Os apontamentos são positivos, ainda, pela celeridade em que se demonstraram. Lançada em abril de 2017, a ferramenta ganhou vida a partir de colaboração decisiva que envolve uma série de órgãos governamentais que, em colaboração rara no Brasil, passaram a trocar informações em prol não só do fortalecimento de seus serviços, mas também para construir novos mecanismos de informação que possam potencializar políticas públicas de prevenção.

É importante mencionar que os dados do Observatório e de outras ferramentas de inteligência desenvolvidas pelo MPT, em cooperação com vários órgãos e instituições, têm servido ao desenvolvimento de ações interinstitucionais. Em pronunciamento, Fernando Maciel, integrante do Grupo de Atuação em Matéria de Ações Regressivas (Gaer), mencionou que, "atualmente, a Procuradoria-Geral Federal já ajuizou cerca de 5 mil ações regressivas, com expectativa de ressarcimento de R$ 1,9 bilhão, dos quais cerca de 44 milhões já foram recuperados”.

A rentabilidade, porém, não deve ser o principal ponto a ser comemorado. Mas muito além disto, é o reflexo que tais números deverão ocorrer nas relações de trabalho. Dados como estes, em suma, também demonstram que o investimento em medidas abrangentes, por parte dos órgãos de fiscalização, como o MPT, tem potencial de gerar resultados efetivos.  

PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br