MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Embrapa lança nova edição de informativo sobre a bovinocultura gaúcha

Publicada em 08/03/2018

A Embrapa Pecuária Sul, com sede em Bagé, e o Núcleo de Estudos em Sistemas de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva (Nespro/Ufrgs) lançaram, terça-feira, durante a Expodireto Cotrijal, a quarta edição do Informativo Observatório da Bovinocultura de Corte do Rio Grande do Sul, que apresenta ao público uma série de informações e dados sobre o setor.

O objetivo da publicação é disponibilizar um conjunto de informações a respeito da pecuária aos integrantes da cadeia produtiva da carne bovina, dando suporte às formulações de políticas públicas e às tomadas de decisões setoriais ligadas à pecuária de corte. O documento apresenta a pecuária gaúcha em números, constituindo-se um objeto descritivo e analítico da bovinocultura de corte.

Conforme o pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Vinícius Lampert, o informativo tem papel importante para suprir uma carência de informações analíticas para o setor. "Essas informações podem ser usadas de maneira mais informativa, para conhecer a cadeia produtiva e identificar oportunidades, ou de forma mais específica, como, por exemplo, para tomar decisões – conhecendo as variações de preços médios mensais dos últimos anos, como quais são os meses de preço mais alto e mais baixo, o produtor pode, dentro dos seus custos, verificar a viabilidade de intensificar o seu sistema de produção procurando vender os animais quando o preço historicamente é mais alto", explica.

"Esses dados são muito importantes para a formulação de políticas públicas e também para os agentes da cadeia traçarem suas estratégias. A evolução do rebanho, a produtividade, o uso da terra e o mercado são dados muito interessantes e que podem auxiliar o pecuarista a tomar suas decisões", destacou o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e coordenador do Nespro, Júlio Barcellos.

O evento de lançamento do informativo foi prestigiado por integrantes da cadeia produtiva e contou com a participação de representações ligadas à agropecuária, como Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural, Emater/RS-Ascar, Embrapa, Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Faculdade de Agronomia da Ufrgs e sindicatos rurais. "O informativo é um produto do Observatório da Pecuária de Corte, uma parceria entre a Embrapa Pecuária Sul e o Nespro, da Faculdade de Agronomia da Ufrgs. Nós temos lançado esse boletim anualmente, com dados atualizados sobre a cadeia produtiva. Ali constam dados de mercado, estatísticas da cadeia produtiva e de rebanho. Uma das novidades é que conseguimos inserir o mapeamento completo de ocupação de solo no Rio Grande do Sul", contextualizou o chefe-geral da Embrapa Pecuária Sul, Alexandre Varella.

Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br