ANO: 26 | Nº: 6528
08/03/2018 Fogo cruzado

Mainardi quer reajuste de 4,17% para o mínimo regional

Foto: Ronaldo Quadrado/EspecialJM

Petista argumenta que índice atende reivindicação das centrais sindicais
Petista argumenta que índice atende reivindicação das centrais sindicais

O deputado Luiz Fernando Mainardi (PT) protocolou, ontem, uma emenda ao projeto de lei 009/17, do governo gaúcho, que define o índice de reajuste anual do salário mínimo regional. A proposta do Executivo prevê um reajuste de 1,81%, abaixo da inflação do período (2,07%). A emenda do deputado petista pretende que o índice seja de 4,17%.
O índice sugerido, segundo o deputado, formaliza a reivindicação das centrais sindicais e é composto pelas perdas ocorridas durante o governo atual, de 2,06%, e do índice de inflação em 2017.
Para Mainardi, a valorização do mínimo regional contribui para o crescimento econômico, na medida em que injeta dinheiro no mercado interno, gerando demanda de consumo. Além disso, segundo ele, não tem impacto no nível de emprego. “A ideia de que o aumento do valor do salário diminui o número de empregos formais é uma falácia. Os dados indicam que a dinâmica da formalidade independe do valor do salário. A prova é que desde o início do governo Sartori o salário regional perdeu 0,6% do valor e os empregos formais também diminuíram”, sustentou.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...