MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Estudo cogita redução do custo de produção do trigo

Publicada em 09/03/2018

A Federação das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS) e a Embrapa Trigo, de Passo Fundo, apresentaram, quarta-feira, durante o Fórum do Trigo, na 19ª Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, os resultados do segundo ano da pesquisa de alternativas para o cereal. O projeto foi desenvolvido em campos experimentais da Coopatrigo, em São Luiz Gonzaga, da Cotricampo, em Campo Novo, da Cotrirosa, de Santa Rosa, e da Cotripal, de Panambi, além de uma área da Embrapa em Coxilha. A variação da redução de custos verificada no estudo ficou entre 8,98% e 24,3%. No primeiro ano, a redução máxima foi de 18,7%.

A ideia, a partir dos números, é estimular a diversificação da produção, considerando que, em um ano normal, é produzido um excedente de mais de um milhão de toneladas, o que deprecia o preço do trigo no Rio Grande do Sul, causando prejuízos a todos os produtores do cereal.

De acordo com o presidente da FecoAgro/RS, Paulo Pires, os resultados do segundo ano da pesquisa mostram que "mesmo em um período de dificuldades para a cultura, a racionalização no uso de insumos trouxe a estabilidade dos resultados", salientou.

O trabalho foi apresentado pelo pesquisador João Leonardo Pires, que indicou que foram realizadas pequenas alterações de manejo entre as estações de testes. No estudo, foi utilizada a cultivar BRS Reponte nas áreas destinadas ao trigo para exportação. 

Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br