MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

ELLAS

Neusa Vaz Silveira marcou a história dos museus de nossa cidade

Publicada em 09/03/2018
Neusa Vaz Silveira marcou a história dos museus de nossa cidade | ELLAS | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Neusa Silveira Museóloga do Museu Dom Diogo

Neusa Vaz Silveira, filha de Érico Silveira e de Lenir Vaz Silveira, nascida em Bagé, fez o Primeiro Grau com as professoras Catarina Veríssimo e Marianinha Nogueira Lopes, no colégio Espírito Santo. O Segundo Grau foi na Escola Normal Presidente Vargas e o Curso Superior na faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da FUnBA, onde se licenciou em Ciências Sociais. Estudou piano e acordeon no Instituto Municipal de Belas Artes (Imba). Realizou curso de pós-graduação em História de Cultura na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e obteve o título de especialista em Cultura Brasileira. Frequentou os cursos de especialização em Noções de Museologia e Antropologia no Museu do Índio, no Rio de Janeiro, cursou métodos e técnicas de pesquisa em Ciências na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, estudou a história da arte da renascença no século XIX, no Museu Histórico Nacional, reciclagem museológica/museografica, no centro de estudos do Real Gabinete Português de Leitura, no Rio de Janeiro, iluminação e climatização das coleções dos museus, no Comitê Brasileiro de international Council of Museums, também no Rio de Janeiro. Realizou o curso de extensão universitária sobre problemas éticos da atualidade, ministrado pelo professor Dr. Ludmilo Malmann; história de Bagé, história do Rio Grande do Sul com o prof. Dr. Tarcísio Antônio Costa, todos na faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da FUNnBA. Também cursou Museologia com o professor Brasil C. Hedrick, na Universidade Federal do Rio de Janeiro e Conservação e preservação de acervos fotográficos com o professor Sérgio Burgi, no Instituto Nacional de Fotografia da Funarte. Participou do seminário de museologia realizado pela comissão Fullbright e Museu Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro. Também participou do seminário sobre experiência no serviço educativo do museu, sendo expositora de um tema, realizado pela associação dos membros do Internacional Council of Museums.

 

Museus de Bagé com nova curadora: Neusa Silveira

Foi empossada no cargo de curador de museus da FAT/URCAMP, a professora Neusa Vaz Silveira, nomeada pela professora Angelina Quintana, pró-reitora de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa da Urcamp. A professora Neusa substituiu o historiador Tarcísio Antônio Costa Taborda, fundador dos museus de Bagé e seu guardião há 38 anos, que vem obter sua aposentadoria e se volta, agora, para o desenvolvimento das pesquisas que tem realizado sobre a história de Bagé. A nova curadora, há 24 anos, desenvolve atividades junto aos museus de nossa cidade, como conservadora, integrando o Conselho Regional de Museologia, do qual foi uma das fundadoras. A museóloga pertence ao Conselho Deliberativo do Comitê Brasileiro do ICOM (Conselho Internacional dos museus), organismos não governamentais da Unesco. 

Com diversos cursos na área de Museologia, além de participar de inúmeros seminários, congressos e reuniões museológicas. Ao lado do historiador Tarcísio Antônio Costa Taborda, organizou os memoráveis Encontros Sul-Riograndenses de Museus, que foram realizados por seus (seis???) vezes em Bagé. A professora Neusa certamente haverá de cumprir, de forma brilhante, sua trajetória à frente dos museus de Bagé, especialmente vencendo esse momento difícil que passa o Museu Dom Diogo de Souza.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br