MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Acadêmicos da Psicologia inovam com projeto de “Apadrinhamento Universitário”

Publicada em 10/03/2018
Acadêmicos da Psicologia inovam com projeto de “Apadrinhamento Universitário” | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Kits de boas-vindas apresentam dicas e informações institucionais

Os primeiros passos em uma universidade nem sempre são fáceis para quem chega do Ensino Médio. Existe o medo e a insegurança por se tratar de uma situação nova, além de um mundo de novidades e possibilidades que, de repente, começa a fazer parte da vida do acadêmico. Nesse processo, muitos têm dificuldade de adaptação, o que, às vezes, aliada à timidez, ou à simples dificuldade em relacionar-se com os demais, acaba agravando  ainda mais a circunstância. Foi pensando em tudo isso que um grupo, formado por 18 acadêmicos do curso de Psicologia da Urcamp, criou o projeto “Apadrinhamento Universitário”, totalmente voltado para a adaptação dos calouros. E não só no início, a programação envolve a vida do estudante durante todo o primeiro semestre. 

O acompanhamento e tutoria tem como base esforços criativos, através de encontros, dinâmicas de grupo e troca de experiências, que buscam o crescimento pessoal dentro da comunidade acadêmica como um todo. Nesse sentido, foram confeccionados “kits de boas-vindas”, contendo panfletos e materiais institucionais informativos sobre a instituição, além de telefones úteis com a localização de setores da Urcamp, um mapa com pontos turísticos, pontos gastronômicos populares e acessíveis e adesivos e preservativos, no sentido de estimular o sexo seguro.
“A gente já fez uma dinâmica com eles com recortes de revistas e jornais, onde se identificaram, se reconheceram, falaram de si e assim a gente os conheceu. E nesse processo todos ficaram descontraídos e muito mais seguros”, explica a acadêmica do terceiro semestre de Psicologia, Mariana Lopes. 
Os novos alunos também receberam acolhimento no aplicativo WhatsApp, por meio de um grupo, que foi dividido em três comissões: uma presta auxílio na elaboração de trabalhos e dicas de estudo para provas; outra se detém em responder dúvidas e questionamentos sobre setores da universidade; e a terceira organiza eventos, palestras e atividades mensais.

Para este sábado, aliás, os tutores já têm programação definida. Haverá uma palestra, no Teatrinho da Urcamp, com o tema “Infância e adolescência”, ministrada pela psicóloga e professora do curso de Psicologia Adriana Brito. A atividade vai contar, também, com a participação da psicóloga Ana Pinho e do professor do curso de Direito Rafael Bueno. A palestra será as 10h, sendo aberta a todos os estudantes.
“É nesse primeiro ano que eles aprendem a se fortalecer enquanto universitários. Com esse trabalho, fortalecem também a relação com os colegas e professores”, resume Maria Yaguna, uma das idealizadoras do projeto.
O acadêmico Jéferson Ferreira Borges também integra o grupo de tutores. “Nossa intenção é fazer com que esse novo colega saiba que não está sozinho e receber acolhimento nos primeiros momentos é fundamental, faz toda a diferença", sustenta.
Para a coordenadora do curso de Psicologia, Suzana Curi Jorge, o projeto serve ainda como auxílio para a futura profissão. “Eles já estão aplicando os conhecimentos adquiridos em sala de aula, porque passam para os ingressantes o sentimento de pertencer a um grupo, a uma classe, uma categoria, no caso se sentem parte desde o início da instituição”, avalia.
O projeto “Apadrinhamento Universitário” vai acontecer até o mês de junho e deve ser renovado a cada início de semestre.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br