MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência inicia atividades

Publicada em 10/03/2018
Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência inicia atividades | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Encontro definiu nova identidade visual da entidade

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Compede) realizou a primeira reunião ordinária de 2018, quinta-feira, nas dependências do Caminho da Luz. Na oportunidade foi apresentado o novo logotipo da entidade, elaborado por Franciel Lucca, o qual foi encaminhado para apreciação da Associação Bajeense de Pessoas com Deficiência e Familiares (Abadef). A nova identidade visual foi aprovada por unanimidade.

Travessias
No encontro, os conselheiros aproveitaram para debater a proposta de construção de travessias elevadas em diferentes pontos de Bagé. A intenção é facilitar a acessibilidade, proporcionando a ligação entre calçadas sem declives, o que facilita o acesso para pessoas com deficiência, gestantes e idosos. O tema foi tratado com o conselheiro e secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Luís Diego Soares, e com a chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra), Flávia Prestes Souza.
O conselho, segundo informado, irá encaminhar requerimento à Seinfra e SSM para colocação das travessias, em um primeiro momento, em áreas do centro de cidade, e em frente às instituições que lidam com pessoas com deficiência. O argumento é que não se trata de uma medida administrativa, mas de uma necessidade da população.

Lista SUS
Outro tema da reunião foi a solicitação para ser encaminhado um ofício ao Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência para solicitação, ao Ministério da Saúde, quanto à inclusão de equipamentos para pessoas com deficiência na Lista SUS. Isso porque, de acordo com o Compede, há necessidade de atualizar os produtos existentes para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência que não fazem parte da lista de materiais oferecida pelo Sistema Único de Saúde. A ideia é mobilizar o Conselho Estadual e acionar o Ministério da Saúde visando à realização das adequações necessárias. 

Outras deliberações
Na reunião, os conselheiros trataram ainda sobre a inclusão de Bagé no programa Segundo Tempo Paradesporto, visando ao atendimento de pessoas com deficiência e proporcionando a prática de atividades físicas, culturais e de lazer através do estímulo à prática de esportes adaptados. Os integrantes do Compede destacaram, ainda, a proposta apresentada no município do programa Praia Acessível para Todos, realizado no Círculo Militar. 
A próxima reunião do conselho está marcada para dia 17 de abril, às 8h30min, novamente no Caminho da Luz. 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br