ANO: 25 | Nº: 6283
10/03/2018 Cidade

Publicada implantação do novo modelo de placas para veículos

Foto: Reprodução JM

Design prevê alteração das cores de letras e números conforme o veículo e identificação de origem por brasões do País e do Estado
Design prevê alteração das cores de letras e números conforme o veículo e identificação de origem por brasões do País e do Estado

Após dois anos de espera, o Brasil publicou a implantação dos novos modelos de placas para veículos, no chamado padrão Mercosul. Anunciada em setembro de 2014, através de resolução (nº 510) do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), em reunião com os representantes dos países integrantes do bloco socioeconômico que conta com Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina e Venezuela, a medida busca definir um modelo único. 

Pela resolução de 2014, cada país poderia ter a autonomia de antecipar a data de implantação do novo sistema, mas estaria obrigado a iniciar já no ano de 2016. O Uruguai largou na frente, sendo o primeiro país a começar a implementação do sistema, seguido da Argentina ainda no ano de 2016.

A implantação no Brasil deve acontecer de forma gradativa e deverá ser implementada pelos Detrans  até 1º de setembro de 2018, para os veículos a serem registrados, em processo de transferência de município ou de propriedade, ou quando houver a necessidade de substituição das placas. Já para os veículos registrados e em circulação, a troca da placa deverá ocorrer até 2023.

Conforme anunciado, proprietários de carros usados poderão antecipar a troca das placas de identificação – o que terá um custo estimado entre R$ 120 e R$ 200. A identificação alfanumérica mudará para o novo padrão, mas a antiga combinação de letras e números continuará constando no documento do veículo. O mesmo aconteceu com veículos emplacados com placas com duas letras quando estas foram trocadas pela de três, a partir de 1990.

Mudanças

A cor das letras e dos números mudará. Será preta para veículos comuns, verde para os em teste, vermelha para os comerciais, azul para os oficiais, dourada para veículos diplomáticos e cinza para carros de coleção.

O estado e a cidade do veículo serão identificados pelos respectivos brasões no lado direito da placa. Por outro lado, não haverá mais um padrão de letras correspondente a um estado ou ao país.

Deixe seu comentário abaixo

Em tempo real

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...