Cidade
Ciclo de palestras de grupo de apadrinhamento estudantil busca entrosar novos estudantes da Urcamp
Na manhã de sábado, estudantes de Psicologia, Pedagogia e Direito participaram da palestra "Infância e Adolescência", ocorrida no Teatrinho da Urcamp. Mas para vários estudantes, o ato foi mais que uma atividade acadêmica, mas também uma maneira de entrosar e garantir aproximação com o currículo de cada curso.
A palestra faz parte do projeto "Apadrinhamento Acadêmico", criado por alunos de Psicologia voltado somente para estudantes do curso de origem, mas já se tornou projeto de extensão da instituição e já começou a ser aplicado, envolvendo professores, veteranos e calouros também de outros cursos.
Uma das 17 integrantes do grupo do apadrinhamento, Maria Yaguna, explica que a proposta busca ambientar os estudantes, prestando informações úteis sobre o funcionamento e dia-a-dia da instituição, além de realizar uma espécie de monitoria acadêmica, também orientando os novatos sobre referências bibliográficas e outras questões necessárias.
Uma das formas encontradas pelo grupo para ambientar e aproximar os estudantes novos do ambiente acadêmico foi um ciclo de palestras, que iniciou nesse sábado, reunindo também estudantes de outros dois cursos além da Psicologia: Direito e Pedagogia. "É uma forma de criar um vínculo com os alunos novos, aproximando-os desse diálogo mais acadêmico, que além de proporcionar conhecimento, também garante horas curriculares acumuladas", aponta ela.
A previsão é de que o ciclo de palestras aconteça uma vez ao mês, sempre com tema diferente. Nesta primeira atividade, a palestra ficou por conta da psicóloga Ana Pinho e do professor do curso de Direito Rafael Bueno.