ANO: 24 | Nº: 5959
13/03/2018 Cidade

Precipitação não auxiliou na recuperação de barragens, diz Daeb

Foto: Divulgação

Estrutura do poço no bairro Castro Alves passou por testes no domingo
Estrutura do poço no bairro Castro Alves passou por testes no domingo

A precipitação registrada no domingo, em Bagé, foi muito abaixo do esperado segundo o Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb). Na barragem da Sanga Rasa foram contabilizados dois milímetros (mm) de chuva e, na do Piraí, quatro milímetros. Já na Estação de Tratamento de Água (ETA) foram 3,7 mm.

A expectativa é de que novas chuvas ocorram nesta semana. De acordo com a assessoria da autarquia, diversos serviços meteorológicos estão anunciando uma boa quantidade de chuva de quarta-feira até domingo. "Por enquanto, os níveis dos reservatórios seguem baixando. A barragem da Sanga Rasa está 6,95 metros abaixo do normal e a do Piraí está 2,25 metros aquém", detalha o setor.

Poços

Como alternativa à estiagem, o Daeb segue utilizando os poços artesianos. Os quatro já reativados desde fevereiro (Malafaia I, Malafaia II,  Floresta e Madezatti) já contribuíram com mais de 11 milhões de litros de água. Além destes, estão funcionando os poços Tiarajú, São Domingos, Stand e Comandante Kraemer.

O próximo a entrar em operação, ainda nesta semana, deve ser o poço Emergencial, localizado na área da futura barragem da Arvorezinha. No domingo, foram realizados testes no poço do Castro Alves, que também deve ser reativado em dias.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...