ANO: 24 | Nº: 6014
13/03/2018 Cidade

Secretário reafirma entrega do Sá Monmany para o fim de março

Foto: Tiago Rolim de Moura

Finalização de obra depende da colocação de piso, pintura e instalação de portas
Finalização de obra depende da colocação de piso, pintura e instalação de portas

A revitalização da Estratégia Saúde da Família (ESF) Eduardo Sá Monmany deve ser concluída até o fim deste mês. A expectativa foi reafirmada pelo secretário municipal de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Mário Mena Kalil, durante uma vistoria realizada na manhã de ontem.

Mena destaca que a unidade irá reforçar a saúde municipal, como quinto Centro de Referência em Saúde de Bagé. O novo espaço terá uma estrutura de 203 metros quadrados (m²). O secretário estima que, após a revitalização, a ESF faça, pelo menos, dois mil atendimentos por mês, o que deve ajudar a diminuir a grande circulação de pacientes na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

A estrutura contará com serviços de cardiologista, obstetra, pediatra, dentista e fisioterapia, além do raio-X odontológico, farmácia, eletrocardiograma e desfibrilador.

De acordo com o engenheiro da empresa responsável pela obra, Rafael Hendler, a obra está 60% concluída, sendo que já foi feita toda a rede elétrica e hidráulica do local, além da adaptação do prédio e ampliação de sua estrutura. O engenheiro afirma que, atualmente, a empresa disponibiliza 12 funcionários para o serviço, encarregados de colocar azulejos no piso e realizar a pintura do prédio.   

O valor total investido na reforma é de R$ 445.164,12, custo que também engloba a obra do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que passará a atender ao lado do posto Sá Monmany.


Samu

Hendler explica que após a entrega da ESF, a obra destinada ao Samu será a prioridade da empresa, com previsão para ser concluída em até três meses após a finalização do posto. A estrutura já passou pela fase de demolição das paredes que não serão utilizadas, além de ter recebido a colocação de rede elétrica e a distribuição hidráulica estar em andamento.

O serviço, atualmente, se encontra em um prédio de 80 metros quadrados (m²) e passará para um local com 185 m². Também está prevista uma garagem para abrigar cinco ambulâncias e o espaço contará com rampa para lavagem dos veículos.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...