ANO: 26 | Nº: 6543
15/03/2018 Fogo cruzado

Ana Amélia cobra auxílio para municípios gaúchos atingidos pela estiagem

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Parlamentar conduziu articulação para que prefeitos exponham demandas à União
Parlamentar conduziu articulação para que prefeitos exponham demandas à União

A senadora Ana Amélia (Progressistas) voltou a cobrar na tribuna, terça-feira, auxílio para os municípios atingidos pela seca na Zona Sul, na Campanha e em outras regiões do Rio Grande do Sul. Até agora, 31 prefeituras já decretaram situação de emergência por conta da estiagem, sendo que 17 tiveram os pedidos homologados e reconhecidos pelos governos estadual e federal.
Para ajudar as prefeituras com ações de enfrentamento à seca, a senadora Ana Amélia fez contato com a Casa Civil e com o Ministério da Integração Social. Resultado disto é que duas agendas já estão confirmadas para a próxima semana. Na Casa Civil, a reunião inicialmente prevista para quarta-feira, dia 21, foi adiada para o dia seguinte, quinta-feira, 22, às 15h. Na ocasião, a comitiva de prefeitos e lideranças deverá ser recebida pelo ministro Eliseu Padilha. Já o encontro no Ministério da Integração Social está mantido para quarta-feira (21), às 15h, com o secretário nacional da Defesa Civil, coronel Renato Newton.
No discurso que fez na tribuna, a senadora destacou os prejuízos que já ultrapassam R$ 1 bilhão em setores como agricultura e pecuária, além de registros de falta de água e até de comida. As agendas em Brasília deverão tratar da agilização dos decretos ainda não reconhecidos, além de ações para atender a população e socorrer os produtores.
A comitiva de prefeitos e lideranças que irá participar dos encontros agendados pela senadora Ana Amélia será liderada pelo deputado federal Afonso Hamm (Progressistas) e pelo prefeito de Bagé, Divaldo Lara (PTB). Ontem, aliás, os chefes dos Executivos municipais estiveram reunidos, na Rainha da Fronteira, para definir uma lista de demandas comuns para ser exposta na capital do País.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...