MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Jantar inicia comemorações dos 120 anos da Aciba

Publicada em 15/03/2018
Jantar inicia comemorações dos 120 anos da Aciba | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Tradicional evento reuniu empresários e chefe do Executivo

A Associação Comercial e Industrial de Bagé (Aciba) realizou, na noite de terça-feira, o tradicional jantar de abertura das atividades. Nesta edição, porém, com uma novidade: o evento assinalou o início das comemorações pelos 120 anos da entidade.
O presidente da Aciba, Frank Minotto, na ocasião, lembrou que, ao longo da sua história de 120 anos, a associação tem contribuído para o desenvolvimento da cidade, sempre buscando ser um elo entre o setor público e a iniciativa privada. Na oportunidade, ainda, foi apresentada a nova identidade visual, um selo que marca a expressiva data e sinaliza a trajetória de 12 décadas da associação.
No evento, ocorrido nas dependências do Restaurante Betemps, foi apresentado um vídeo institucional ressaltando que a Aciba acredita que é em conjunto que se alcança mais. A mensagem passada deixou claro que é somando forças que a classe empresarial tem condições de reverter crises, organizar ações e aproveitar melhores oportunidades. Minotto mencionou que a entidade se orgulha desta longa história de realizações e aproveitou para convidar a todos para fazer parte das ações comemorativas que ocorrerão durante o ano de 2018.

Prefeito se manifesta 
Sendo um ato tradicional da entidade, o chefe do Executivo, há anos, participa do jantar de abertura das atividades, fazendo uma prestação de contas referente ao trabalho realizado frente à gestão municipal. Em sua explanação, o prefeito, Divaldo Lara, falou sobre as medidas estruturais e econômicas realizadas e das conquistas que estão sendo almejadas.
Membros da entidade aproveitaram a oportunidade para falar, agora diante de um grande grupo, sobre a elevação de tributos estabelecidos recentemente, como o direcionado ao alvará de funcionamento, registrando mais de 300% de aumento, em alguns casos; iluminação pública (cerca de 50%, no caso de residências), assim como a taxa de coleta de lixo - dados mencionados pela própria associação.
A Aciba questionou o prefeito se ele não temia inviabilizar o funcionamento das empresas com elevações "tão exageradas". "Quais critérios foram utilizados para tal tributação? (...) Como o poder público espera que as empresas e profissionais dissolvam esse exagerado aumento em seus custos? (...) Foi feito algum estudo prévio para garantir que o setor produtivo teria como arcar com essas taxas?" foram as perguntas apresentadas.
Em resposta, Divaldo argumentou sobre o lixo, explicando que era preciso reequilibrar a receita com a despesa, em função de ser um setor deficitário, e que o aumento foi necessário para manter o serviço. Sobre a iluminação pública, ele salientou que foi reequilibrada a carga para que se mantivesse a meta de ser estabelecida uma parceria público-privada. "Tínhamos 1.622 famílias que pagavam iluminação pública na área rural, de forma indevida e irregular, porque não tinham iluminação pública. Cortamos isso e o valor foi repassado para todas as economias que têm o uso de iluminação pública na cidade. O governo tem, à disposição, que se viabilize e reveja os valores para chegar em um denominar comum", mencionou ele.
Por fim, o chefe do Executivo frisou que ainda que o setor dos alvarás seja deficitário, a secretaria poderia ter estabelecido um dialogo prévio com a entidade. "É necessário pontuar que alguns valores permanecerão, pois este é, também, um setor deficitário, que custa mais do que arrecada. Sei que a carga tributária é alta no Brasil e reconheço o apelo da classe, por isso estou aberto a possíveis negociações", disse.
O prefeito finalizou o pronunciamento abrindo espaço para discussão. "A decisão do município é fazer o encontro e não confronto, não somos radicais. Estou à disposição para receber críticas, sugestões e melhorias da entidade, não temos dificuldades de reconhecer erros. Nossas ações do governo são transparentes. Não tenho pretensão de reeleição, mas quero modernizar a cidade e colocar Bagé em um patamar diferenciado", concluiu.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br