MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

PampaPlus terá nova edição do Curso Internacional de Melhoramento Genético em maio

Publicada em 15/03/2018

Estudantes, pesquisadores, criadores e interessados nas raças Hereford e Braford já podem fechar as suas agendas para os dias 3, 4 e 5 de maio, quando será realizada o 10º Curso Internacional de Melhoramento Genético de Bovinos de Corte do PampaPlus – Programa Oficial de Avaliação Genética das Raças Hereford e Braford. A edição comemorativa acontecerá na cidade de Santa Maria.
“São 10 anos democratizando o melhoramento genético e proporcionando aos produtores a correta compreensão do uso dos critérios e conceitos”, destaca Thais Pires Lopa, coordenadora de melhoramento genético da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB). Conforme ela, dentro da programação, dividida entre aulas teóricas e práticas, estão contemplados temas como melhoramento genético, cruzamentos e otimização de produtos, manejo de touros, eficiência alimentar, métodos de seleção, programas de avaliação e utilização de touros jovens geneticamente superiores. Além disso, serão realizadas demonstrações teóricas e práticas da ferramenta de avaliação genética das raças Hereford e Braford – o PampaPlus.
As ferramentas de seleção genômica e o uso de marcadores moleculares para o melhoramento genético também estão na pauta no curso – realizado pela ABHB em parceria com o Núcleo de Estudos de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NESPRO/UFRGS), Embrapa Pecuária Sul, Embrapa Gado de Corte e a Universidade de Santa Maria – com exemplos de como a utilização destas metodologias podem contribuir para a melhoria dos rebanhos bovinos.
A parte prática já está definida e será realizada na Agropecuária Sereno, do sócio e criador Marcelo Xavier. “Além de apresentar a propriedade e o trabalho de seleção orientado pelo Programa PampaPlus, vamos trabalhar opções e orientações de acasalamento e avaliações a campo de desmama e sobreano dos animais”, explica Thais, ao comemorar o crescimento no número de criatórios participantes ao longo dos dez anos. “Iniciamos com 25 propriedades e já estamos com quase 60 criatórios inscritos entre Hereford e Braford no programa. Isso mostra a força e o respeito pelo nosso trabalho”, completa.

Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br