MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Editorial

Uma longa espera

Publicada em 15/03/2018

Após ser aprovada, em 2012, pelo Congresso Nacional, e regulamentada, em 2014, pelo Ministério da Fazenda, a lei que abre possibilidade de instalação de lojas francas, os tradicionais freeshops, em solo brasileiro, os moradores das chamadas cidades-gêmeas, como Aceguá, vivem um clima de expectativa que parece não ter fim.

O cenário é justificável. Se com os freeshops estrangeiros a circulação de compradores já é algo expressivo, imagina-se que, ao surgirem os comércios nacionais, este movimento só aumente. Bom para os negócios! Como se sabe, pequenos estabelecimentos existentes à beira deste setor, conhecido por produtos livres de impostos, acabam absorvendo uma parcela considerável do dinheiro que circula. Normalmente, e com mais ênfase, com alimentação e hospedagem.

A ideia inicial era um comércio troca-troca. Se brasileiros comprassem em solo estrangeiro, os estrangeiros comprariam em solo brasileiro. Mas isso não é mais regra. Quem mora em solo tupiniquim poderá gastar uma cota sem precisar atravessar marco regulatório de fronteira algum. Para Aceguá, num cenário regional, a notícia é animadora. A instalação dos freeshops em território nacional não apenas deve elevar a gama de visitantes, como poderá incrementar a receita do município. Apesar disto, tudo anda devagar.

A novidade, para o momento, é a que fora anunciada pelo deputado Frederico Antunes, citado na coluna Fogo Cruzado. Ele mencionou que está prestes a ser publicada instrução normativa da Receita Federal abordando a questão. O que, em seu pronunciamento, significa o último passo que antecede o processo de instalação das lojas francas. O anúncio é animador, em especial para quem mora numa das 32 cidades do país, e 11 do Rio Grande do Sul, que poderão ser contempladas com mudança e que há anos aguarda a concretização de tal empreitada. Mas como se viu, a espera foi longa.

PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br