MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

União reconhece situação de emergência de Aceguá

Publicada em 17/03/2018
União reconhece situação de emergência de Aceguá | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

A situação de emergência do município de Aceguá foi homologada pelo Estado e reconhecida pelo governo federal. As decisões foram publicadas na sexta-feira, nos Diários Oficiais do Estado e da União.

Com a definição, Aceguá se junta aos demais municípios em situação de emergência na região, que contam com uma série de benefícios relativos à ajuda humanitária, além de poder ser contemplado com o repasse de recursos e auxílio em obras de restabelecimentos por meio de planos de trabalho, entre outros.

O prefeito do município, Gerhard Martens, conta que está se preparando para participar da agenda regional em Brasília, nos dias 21 e 22 de março. “Os recursos do Estado e do Governo Federal serão fundamentais para que consigamos reverter a situação de Aceguá”, declara.

Na visita ao Distrito Federal, os municípios das regiões mais afetadas pela estiagem que assola o Rio Grande do Sul, se reunirão com autoridades e entregarão, via ofício, um conjunto de pautas definidas como prioridade para a região. A agenda conta com reuniões no dia 21, no ministério da Integração Nacional, e, no dia 22, com o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha. 

O prefeito conta que também irá pedir ao Governo Federal, recursos para instalação de novas redes hidráulicas no município, além de propor um auxílio para a implantação de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) em um local próximo a barragem do assentamento de Santa Vitória.

Ele também tem a intenção de, ainda nesta semana, procurar auxílio do Estado, onde buscará a distribuição de cestas básicas para as famílias cadastradas no NIS e CadÚnico e a criação de dois novos poços artesianos em pontos estratégicos.


Perdas

De acordo com o coordenador da Defesa Civil em Aceguá, Jonathan Quadrado Requeiro, no laudo feito pela Emater, em fevereiro, as perdas do município chegavam a R$ 22 milhões.

O cultivo de soja foi o setor mais afetado pela falta das chuvas na área rural, com um déficit de 30% e perda 800 hectares da produção. O gado leiteiro também teve queda significativa, diminuindo cerca 20% em relação a mesma época no ano passado.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br