MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Cervejarias apostam em inovações para atrair público bajeense

Publicada em 19/03/2018
Cervejarias apostam em inovações para atrair público bajeense | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Dias dobrou o estoque

A tradicional festa irlandesa de Saint Patrick’s Day (Dia de São Patrício, celebrado em 17 de março), foi comemorada em grande estilo em Bagé. O segundo Festival de Cervejas da Campanha reuniu, no final de semana, no largo do Centro Administrativo, 14 cervejarias de Bagé, Porto Alegre, Rio Grande, Pelotas, Dom Pedrito e Eldorado do Sul, além de oito empresas de gastronomia e centenas de visitantes. A programação foi organizada pela Associação dos Cervejeiros da Fronteira (Acerf) e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação.

Bebidas em garrafas ou nos barris foram comercializadas pelos cervejeiros que apostaram em diferenciais para atrair o público. O chope de várias cores, de cevada ou trigo, chamaram a atenção. Esse foi o caminho encontrado pelos irmãos Giovanni, 35 anos, e Darles Scremim, 37 anos, de Rio Grande e Santa Maria. Os dois apostaram no mercado há seis meses e produzem o chope artesanal em grande escala, com uma câmara fria que armazena cerca de três a quatro mil litros.

Giovanni é técnico em radiologia e deixou um dos empregos para empreender no mercado das cervejas. “Aprendemos muito nesse período. Realizamos cursos e todos se ajudam. Não temos disputa, e sim concorrência entre os cervejeiros”, relata.

Por ser o dia de São Patrício, o cervejeiro Jean Dias, 32 anos, de Rio Grande, se caracterizou com chapéu e rosto pintado de verde. Ele não fabrica a bebida, somente comercializa, e, com isso, conta com diferentes marcas e produtos. Dias participou das duas edições, em Bagé, e disse que na primeira faltou chope. “Trouxe o dobro desta vez”, adiantou. Ele explica que o lucro é bom, mas o risco também é alto, por se tratar de produto artesanal. “Pode azedar no barril”, salienta.

Os primos Vitório Nicolini e Cristian Guterres, de Bagé, participaram pela primeira vez do festival. Eles iniciaram fazendo cerveja há um ano para consumo próprio e decidiram expandir o negócio, porque os amigos ficavam solicitando o produto. Eles ainda não investiram no chope e seu produto, de nome Bandida, é comercializado  somente em garrafa. “Estamos conseguindo atender a demanda”, disse.


Avaliação

De acordo com o presidente da Acerf, Rafael Rodrigues Vieira, o festival cumpriu seu papel. Ele disse que a cada edição serão realizadas melhorias. Desta vez houve o crescimento de participantes e de estrutura.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Bayard Paschoa Pereira, mesmo com o tempo chuvoso de sábado, o público não se assustou e não afetou a realização do evento. Ele lembra que esta foi uma edição especial e que em setembro haverá outra. “O mercado está aumentando e o papel da secretaria é abrir espaço para acolher novos projetos, setoriais e acolher os empreendedores”, relatou.

O empresário José Pinho, 42 anos, foi com um grupo de amigos do motoclube que participa. Ele salienta que o espaço é propício para a integração das pessoas além de auxiliar o comercio local.


Apresentações

Durante o festival, houve a apresentação da banda Vera Loca que encerrou o evento ontem. Também subiram ao palco os grupos, Puesta del Sol, Fábrica Soul, Linha Vermelha, Viajantes do Eden, Reggae na Varanda, Taxi Drive, Velho Abajour, Nando e Henrique, Exequator e Daniel Perez.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br