MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Encontro na Urcamp detalha planos para o desenvolvimento regional

Publicada em 20/03/2018
Encontro na Urcamp detalha planos para o desenvolvimento regional | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Representantes de entidades detalharam oito projetos

Desenvolvimento regional foi a pauta do terceiro encontro do Centro de Desenvolvimento Regional (CDR), realizado na tarde de ontem, em Bagé. A presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento da Campanha (Corede Campanha) e reitora da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), Lia Maria Herzer Quintana, e a Universidade Federal do Pampa  (Unipampa), recepcionaram os representantes da governança regional.

O projeto é uma experiência-piloto desenvolvida por iniciativa do Ministério da Educação para detectar possibilidades de crescimento e amparo tecnológico para regiões inteiras a partir de quatro centros iniciais em todo o Brasil, um deles na Rainha da Fronteira.

Participaram, além da Urcamp e Unipampa, representantes da Apatur, Prefeitura de Lavras do Sul, Prefeitura de Bagé, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Pampa Gaúcho – Codepampa. Divididos em oito grupos, cada um ficou com a responsabilidade de detalhar os projetos, atendendo à metodologia e formulário do projeto.

Sobre a atividade da tarde, a reitora destacou: "É importante que a comunidade se envolva e participe dessas construções. Temos conseguido isso com um grupo muito comprometido. O CDR está focado para a formatação de projetos e ações que irão impulsionar o desenvolvimento da nossa região".

Os projetos partiram de diagnósticos elencados junto a lideranças comunitárias, institucionais e poderes públicos constituídos em toda a área de abrangência do Corede Campanha. Os oito projetos são: Desenvolvimento e difusão de tecnologias para arranjos produtivos locais de oliveiras, ovino e vitivinicultura; Monitoramento da qualidade dos recursos naturais (água e biodiversidade); Desenvolvimento e difusão de tecnologias associadas às energias renováveis; Centro de referência em saúde ocupacional, órteses e próteses, reabilitação e doenças crônicas; Educação ambiental para conservação e recuperação de recursos hídricos (rios, arroios, córregos e nascentes) e tratamento e reciclagem de resíduos sólidos (lixo); Criação do centro de prototipagem e novos produtos (Laboratório de Criatividade e Inovação); Difusão do acesso à banda larga na região e, por último, Criação de roteiros turísticos na região da Campanha.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br