ANO: 25 | Nº: 6235
20/03/2018 Cidade

Encontro na Urcamp detalha planos para o desenvolvimento regional

Foto: Antônio Rocha

Representantes de entidades detalharam oito projetos
Representantes de entidades detalharam oito projetos

Desenvolvimento regional foi a pauta do terceiro encontro do Centro de Desenvolvimento Regional (CDR), realizado na tarde de ontem, em Bagé. A presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento da Campanha (Corede Campanha) e reitora da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), Lia Maria Herzer Quintana, e a Universidade Federal do Pampa  (Unipampa), recepcionaram os representantes da governança regional.

O projeto é uma experiência-piloto desenvolvida por iniciativa do Ministério da Educação para detectar possibilidades de crescimento e amparo tecnológico para regiões inteiras a partir de quatro centros iniciais em todo o Brasil, um deles na Rainha da Fronteira.

Participaram, além da Urcamp e Unipampa, representantes da Apatur, Prefeitura de Lavras do Sul, Prefeitura de Bagé, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Pampa Gaúcho – Codepampa. Divididos em oito grupos, cada um ficou com a responsabilidade de detalhar os projetos, atendendo à metodologia e formulário do projeto.

Sobre a atividade da tarde, a reitora destacou: "É importante que a comunidade se envolva e participe dessas construções. Temos conseguido isso com um grupo muito comprometido. O CDR está focado para a formatação de projetos e ações que irão impulsionar o desenvolvimento da nossa região".

Os projetos partiram de diagnósticos elencados junto a lideranças comunitárias, institucionais e poderes públicos constituídos em toda a área de abrangência do Corede Campanha. Os oito projetos são: Desenvolvimento e difusão de tecnologias para arranjos produtivos locais de oliveiras, ovino e vitivinicultura; Monitoramento da qualidade dos recursos naturais (água e biodiversidade); Desenvolvimento e difusão de tecnologias associadas às energias renováveis; Centro de referência em saúde ocupacional, órteses e próteses, reabilitação e doenças crônicas; Educação ambiental para conservação e recuperação de recursos hídricos (rios, arroios, córregos e nascentes) e tratamento e reciclagem de resíduos sólidos (lixo); Criação do centro de prototipagem e novos produtos (Laboratório de Criatividade e Inovação); Difusão do acesso à banda larga na região e, por último, Criação de roteiros turísticos na região da Campanha.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...