MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

CRVA ainda aguarda orientação sobre implantação de placas veiculares do Mercosul

Publicada em 22/03/2018
CRVA ainda aguarda orientação sobre implantação de placas veiculares do Mercosul | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Prazo previsto para adequação é setembro deste ano

Anunciada em 2014, a resolução 510 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que institui modelos padronizados de placas veiculares para países do Mercosul, tem o prazo de implantação até setembro deste ano. Entretanto, até o momento, os principais entes envolvidos não receberam nenhuma orientação.

O coordenador do Centro de Registros de Veículos Automotores de Bagé (CRVA), Alexandre Corrêa Rodrigues, conta que, até o momento, não houve nenhuma orientação sobre como proceder com a troca de placas. Até mesmo os motoristas, confusos com a situação, têm buscado informações junto ao serviço. “Para os CRVA’s não muda muita coisa, porque vamos seguir trabalhando da mesma forma. A maior alteração será para os fabricantes de placas, que terão até mesmo de investir em novas máquinas”, explica.

Cláudio Vargas, representante de uma destas empresas fabricantes de placas, diz que também não recebeu nenhuma orientação sobre as mudanças e o que soube foi pela divulgação através de notícias. Ele acredita que com o prazo minguado para adaptação e sem nenhuma orientação sobre como fazê-la, a modificação das placas deve ter o prazo estendido. “O governo homologou isso, mas nem as fábricas sabem como será esse processo. Tem muita adaptação para ser feita e não há nenhuma regulamentação neste sentido. Estamos aguardando para ver o que muda, mas acredito que não tem como cumprir o prazo até setembro”, afirma.

A resolução prevê que todos os automóveis em circulação devem substituir as placas pelo novo modelo até o fim do ano de 2023. Os veículos novos ou que forem transferidos de município deverão ter as placas no novo padrão a partir de 1º de setembro de 2018. Segundo estimativas do Departamento Nacional de Trânsito/RS (Detran/RS), somente em Bagé há mais de 67 mil veículos em circulação.

Na nova placa, a cor das letras e dos números mudará, passando a ser preta para veículos comuns, verde para os em teste, vermelha para os comerciais, azul para os oficiais, dourada para veículos diplomáticos e cinza para carros de coleção. O estado e a cidade do veículo serão identificados pelos respectivos brasões no lado direito da placa. Por outro lado, não haverá mais um padrão de letras correspondente a um Estado ou ao País.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br