ANO: 24 | Nº: 6080
22/03/2018 Cidade

Interligação mantém estável níveis das barragens

Foto: Antônio Rocha

Ligação entre reservatórios está em teste desde sábado
Ligação entre reservatórios está em teste desde sábado

Concluída na sexta-feira passada, a interligação da adutora do Piraí com a Sanga Rasa está em testes desde sábado. E nestes primeiros dias já garantiu estabilidade. Superintendente geral do Departamento de Água, Arroios e Esgotos de Bagé (Daeb), Éder Pereira explica que desde a finalização da obra, ocorre uma avaliação. Mesmo que ainda não tenha sido verdadeiro quantificar o impacto, é possível adiantá-lo como positivo.

"A princípio estamos conseguindo trabalhar com a Sanga Rasa restrita, o que tem mantido o nível dela. O Piraí, mesmo com o nível de contribuição maior, tem se mantido dentro da expectativa”, destaca.

Pereira conta que a interligação foi pensada para aproveitar uma adutora que estava parada e o potencial de captação da barragem do Piraí a fim de amenizar os efeitos da estiagem. A obra foi iniciada em fevereiro para poupar a reserva de água da Sanga Rasa, possibilitando a duplicação do número de dias de abastecimento com a água à disposição. A transposição consiste na interligação dos dois reservatórios, que estão há 17 quilômetros de distância um do outro, com a implantação de 1,3 mil metros de rede.

Segundo dados atualizados ontem, a Sanga Rasa está 6,95 metros abaixo do nível normal, enquanto a barragem do Piraí está 2,2m aquém da normalidade. Os níveis são os mesmos registrados no acompanhamento realizado na segunda-feira. Ou seja, apesar da não ocorrência de chuvas, os reservatórios não tiveram defasagem. 

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...