MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Prefeitos buscam apoio do governo federal para conter prejuízos da estiagem

Publicada em 22/03/2018
Prefeitos buscam apoio do governo federal para conter prejuízos da estiagem | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Comitiva foi recebida por ministro Blairo Maggi

A proposta de uma Bolsa Estiagem foi apresentada ao governo federal, ontem, por uma comitiva composta por representantes dos municípios da Campanha gaúcha, em Brasília. Durante encontro com o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, e com o ministro da Agricultura e Pecuária, Blairo Maggi, prefeitos pediram apoio para o momento crítico de seca. “Nossa situação é crítica. No total, já acumulamos R$ 500 milhões em prejuízos em uma região que já tem certas dificuldades econômicas que se agravam nessa estiagem”, destaca o prefeito de Bagé, Divaldo Lara, do PTB.
O coordenador de captação de recursos da Secretaria Municipal de Gestão, Planejamento e Captação de Recursos (Geplan), Márcio Pestana, destaca que recursos para o pequeno produtor, ração para gado de corte e leite, recursos para custear o trabalho de máquinas que serão utilizados na abertura de açudes estão entre os destaques das solicitações. No Ministério da Agricultura e Pecuária também foi solicitado o prolongamento e a prorrogação da dívida dos pequenos, médios e grandes produtores.
Para Divaldo, a caravana gaúcha deve colaborar para que os ministérios direcionem atenção aos prejuízos locais. “Existem produtores, em municípios vizinhos, que, além de não ter água para o consumo, não têm mais o que comer, porque os poucos animais que sobrevivem nas propriedades já começaram a ser abatidos para o sustento das famílias. Essa é a realidade de um município que tem terras fartas, mas que passa por um momento de extrema dificuldade e precisa do apoio e entendimento dos líderes nacionais, Defesa Civil e do governo do Estado, para que seja feito tudo o que é possível fazer”, destaca.
A comitiva foi composta pelo secretário municipal de Gestão, Planejamento e Captação de Recursos (Geplan), Eduardo Deibler, pelo diretor do Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb), Volmir Silveira, e pelo secretário de Juventude, Esporte e Lazer, João Shardosim. Os prefeitos de Pedras Altas, Luiz Alberto Soares Perdomo; de Aceguá, Gerhard Martens; de Pedro Osório, Moacir Otilio Alves; de Cerrito, Douglas Silveira; de Hulha Negra, Renato Machado; de Dom Feliciano, Clenio Boeira; de São Lourenço do Sul, Rudinei Harter; e a prefeita de Turuçu, Selmira Fehrenbach, também integraram o grupo.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br