ANO: 25 | Nº: 6236

Viviane Becker

viviminuano@hotmail.com
Colunista social do Jornal Minuano, Viviane Becker é experiente jornalista de geral e conhecida editora do caderno de variedades Ellas.
23/03/2018 Caderno Ellas

14º Almoço Peixes do Pampa do Rotary Club de Bagé Sul

Foto: Reprodução JM

Equipe de rotarianos do Rotary Club Bagé Sul
Equipe de rotarianos do Rotary Club Bagé Sul

O Rotary tem o propósito de reunir talentos e ideias com o objetivo de criar mudanças ao redor do mundo, isso há mais de 110 anos. Assim, os voluntários se unem e entram em ação para contribuir com suas comunidades, através de atividades, eventos sociais e projetos que ajudam a transformar a vida de pessoas.

Em Bagé, temos centenas de rotarianos, todos voluntários, que dedicam seu tempo para fazer o bem. Hoje, destacamos o trabalho do Rotary Club de Bagé Sul, que no próximo domingo realiza a 14ª edição do Almoço Peixes do Pampa, considerado a maior atividade beneficente deste clube de serviço.

A primeira edição do almoço foi realizada na sede do CTG Coradini, e, em pouco tempo, o local se tornou pequeno e o evento passou a ser realizado no salão do Santuário de Nossa Senhora Conquistadora, reunindo cerca de 500 participantes, a cada nova edição.

A renda do almoço realizado em 2017 foi dividida entre o Caminho da Luz, Fundação Geriátrica José e Auta Gomes e a Escola Municipal Visconde de Ribeiro Magalhães.  Este ano, parte da renda vai novamente para o Caminho da Luz e para a Escola Visconde de Ribeiro Magalhães. A outra entidade beneficiada será escolhida após o almoço.

Hoje, compartilhamos com nossos leitores uma das receitas que será servida no Almoço Peixes do Pampa, o peixe ao molho, preparada pela rotariana Júlia Pamplona, e que também servirá de inspiração para a culinária da Sexta-feira Santa. 

 

Trabalho do Rotary

Fundado em 13 de novembro de 1967, o Rotary Club de Bagé Sul teve como primeiro presidente o médico Darcy Bello. Foi o primeiro Clube de Rotary de Bagé a admitir mulheres, isso na década de 90. Hoje é um clube misto. Ao longo dos seus 50 anos, já desenvolveu diversas atividades beneficentes, sempre com apoio e participação da comunidade:

- Almoço Peixes do Pampa;  

- Brique;

- Tarde de surpresas;

- Participação na campanha de vacinação contra pólio – erradicar a pólio no mundo é uma das metas do Rotary International.

 

Entidades beneficiadas pelo Rotary Bagé Sul nos últimos anos

- Fundação Geriátrica José e Auta Gomes – sala de fisioterapia e de enfermagem - com reforma e doação de equipamentos, doação de parte da renda do Almoço Peixes do Pampa;

- Vila Vicentina – sala de fisioterapia;

- Escola Municipal Visconde de Ribeiro Magalhães – doação de equipamentos (fogão, geladeira, ventiladores), melhorias no prédio da escola, colaboração para festas de Páscoa, Dia da Criança e Natal dos alunos;

- Caminho da Luz – recebe, há vários anos, parte da renda do Almoço Peixes do Pampa;

- Casa da Menina – reforma e doação de mobiliário para o dormitório.

 

Peixe ao molho

Receita da rotariana Júlia Pamplona

Ingredientes:

- 1kg de peixe-anjo;

- 1kg de tomates maduros;

- 1/2 kg de cebola;

- 1 cx e creme de leite;

- 2 colheres de óleo de dendê;

- 1 vidro pequeno de leite de coco;

- 3 colheres de manteiga.

 

Modo de preparo:

1. Refogue a cebola bem picada e os tomates sem pele (molho fica espesso).

2. Pegue o peixe, corte em partes não muito finas, tempere a gosto, com alho, pimenta branca, etc.

3. Aqueça a manteiga e sele o peixe. Após, acrescente o molho.

4. Deixe levantar fervura e acrescente o leite de coco, óleo de dendê e, por último, o creme de leite. 

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias do caderno

Outras edições

Carregando...