MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Prefeitura vai contratar empresa para concluir obras da estação elevatória de esgotos

Publicada em 24/03/2018
Prefeitura vai contratar empresa para concluir obras da estação elevatória de esgotos | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Estrutura está 42% concluída

A prefeitura de Bagé lançou edital para contratação da empresa que vai concluir a estação elevatória de esgotos. A estrutura, situada na avenida General Artigas, ao lado do cemitério, integra um projeto iniciado em 2010, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A obra, que tem como função elevar o esgoto de um terreno de nível baixo para um nível mais alto (até a Estação de Tratamento de Esgoto Central), está 42% concluída.
De acordo com o diretor do Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb), Volmir Silveira, o projeto de saneamento inclui a Estação de Tratamento de Esgoto Central, a Estação de Bombeamento de Esgoto e os interceptores. Nos bairros Alcides Almeida e Mingote Paiva, as melhorias já foram concluídas e agora o departamento está realizando obra no bairro São José.
Ainda de acordo com Silveira, após a conclusão de todas as iniciativas, o município terá 80% de esgoto coletado e 59% de tratado. “Serão índices superiores aos nacionais”, disse.


PAC
As obras de saneamento do PAC iniciaram em 2010. Apenas a Estação de Tratamento de Esgoto Central foi concluída, mas aguarda a entrega das outras fases para entrar em funcionamento.
Silveira ressalta que a atual gestão colocou como prioridade o término dessas iniciativas. O diretor informa que instalação de interceptores nas Bacias dos Arroios Gontan e Bagé está 82% concluída, restando apenas as travessias dos arroios, que foi licitada no final do ano de 2017, e será realizada pela a empresa Yergata Montagens e Obras Ltda, que aguarda a ordem de início para os próximos dias.


Alcides Almeida e Mingote Paiva

A obra consiste na implantação de 2.060 metros de rede coletora de esgoto, complementando os 5.525 metros já executados. Há ainda a inclusão do projeto do coletor tronco, de 3.198 metros, que irá levar o esgoto coletado nestes bairros até os interceptores que, por sua vez, transportarão o resíduo até a Estação de Bombeamento de Esgoto e Estação de Tratamento Central.
O investimento é de R$ 4.684.243,81, recursos da Agência Nacional de Águas (ANA), com contrapartida do Daeb. Beneficia cerca de quatro mil moradores dos bairros Alcides Almeida e Mingote Paiva.
A obra no bairro já foi finalizada. Porém, houve um aditivo contemplando o bairro São José. A iniciativa consiste na construção de mais de 3,5 mil metros de rede coletora de esgoto e de 483 ligações domiciliares. A rede irá beneficiar cerca de 1,5 mil moradores do bairro. O prazo para a finalização da obra é junho. O investimento é na ordem de R$ 1,1.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br