MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Hemopel realiza segunda coleta de sangue do ano no HU

Publicada em 26/03/2018
Hemopel realiza segunda coleta de sangue do ano no HU | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Com 85 cadastros, foram 43 bolsas arrecadadas

Mesmo com a chuva de sábado, os doadores de Bagé não deixaram de comparecer à segunda doação de sangue deste ano, realizada no Hospital Universitário (HU) Doutor Mário Araújo, mantido pela Fundação Attila Taborda (Fat/Urcamp). Contudo, o movimento foi menor que na última edição, em que foram coletadas 95 bolsas de sangue.
A coordenadora da coleta, Gisele Pinto, do Hemocentro de Pelotas (Hemopel), conta que até as 15h de sábado, foram realizados 85 cadastros. Entretanto, somente 43 bolsas foram coletadas, já que nem todos estavam aptos para doar no dia.
Com os corredores já vazios ao término do período de cadastramento, Beatriz Pinheiro, 45 anos, e a mãe, Almedorina Molins dos Santos, 68 anos, aguardavam a irmã de Beatriz, que doava sangue, naquele momento. Já as duas comemoravam uma vitória, que possibilitará à idosa maior qualidade de vida, graças à solidariedade de desconhecidos.
Prestes a realizar uma cirurgia de ponte de safena, Almedorina precisava angariar seis doadores para receber sangue do tipo A+ durante a cirurgia e recuperação. Ao solicitar a ajuda de quem doava no hospital, conseguiu nove colaboradores. “Quando a gente precisa é que percebe a importância da doação de sangue. Já prometi que depois da minha cirurgia vou começar a batalhar para mostrar a importância desse ato. Quero trazer muita gente para doar aqui”, destaca.
A coordenadora da doação adianta que a próxima coleta deve ser realizada no dia 28 de abril. Mas quem tiver interesse em realizar a doação antes disso, ou em qualquer outra data, conta com transporte gratuito oferecido pelo Hemopel. “Se fechar um grupo de 14 pessoas, mandamos nossa van buscar o pessoal e, após a doação, trazemos novamente os doadores para Bagé. Podemos até organizar de modo que as pessoas possam aproveitar o dia em Pelotas, depois de doar sangue e antes de retornar à cidade de origem”, explica. Nesses casos, com o grupo já fechado, o contato deve ser feito direto com o Hemopel ou com a 7ª Coordenadoria Regional de Saúde.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br