ANO: 26 | Nº: 6526
27/03/2018 Cidade

Evento irá debater mineração no Distrito de Palmas

Foto: Divulgação

Entidades querem a preservação do manancial
Entidades querem a preservação do manancial

O grupo de União Pela Preservação do Camaquã  irá participar, no dia 9 de abril, do evento realizado pela Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan). O encontro acontece às 19h, no auditório da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), em Porto Alegre, e conta com o apoio da Universidade e da Assessoria de Gestão Ambiental (AGA) da Ufrgs.

Conforme o vice-presidente da Agapan, Heverton Lacerda, a mineração é uma das  atividades que mais impacta e representa riscos constantes de desastres ao meio ambiente. Lacerda conta que, diante da possibilidade de projetos de mineração serem instalados no Bioma Pampa gaúcho, a Agapan realizou, neste ano, duas viagens para verificar de perto as situações de Palmas, distrito de Bagé, na região da Campanha, e São José do Norte, localizada no extremo sul do Estado, entre o Oceano Atlântico a a Lagoa dos Patos, e definiu pela realização do evento.

O ambientalista destaca que, durante as visitas, o grupo conversou com representantes das comunidades e lideranças locais com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre a questão. Com isso, ficou definido esse encontro para ampliar o debate. “Devemos produzir um documento a ser encaminhado ao governo”, comenta.

O evento irá contar com palestras técnicas, apresentadas pelos pesquisadores Jaqueline Durigon e Caio Floriano dos Santos, ambos da Furg. Lacerda informa que, na mesma data, às 14h, será realizada uma audiência pública, na Assembleia Legislativa do Estado (Plenarinho, 3º andar). 

Programação
Palestra: Projeto Caçapava do Sul: a vida no Pampa em risco.
Jaqueline Durigon - Doutora em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014), mestre em Botânica pela mesma universidade (2010) e bióloga licenciada pela Universidade Federal de Santa Maria (2008). Atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e representante da Furg no Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Camaquã.

Palestra: Mineração em São José do Norte: para quê e para quem?
Caio Floriano dos Santos - Oceanógrafo, mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental, doutor em Educação Ambiental, professor substituto na Universidade Federal do Rio Grande no curso de Gestão Ambiental, no Ccampus de São Lourenço do Sul. 

Mediação: Francisco Milanez, presidente da Agapan.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...