MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Evento irá debater mineração no Distrito de Palmas

Publicada em 27/03/2018
Evento irá debater mineração no Distrito de Palmas | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Entidades querem a preservação do manancial

O grupo de União Pela Preservação do Camaquã  irá participar, no dia 9 de abril, do evento realizado pela Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan). O encontro acontece às 19h, no auditório da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), em Porto Alegre, e conta com o apoio da Universidade e da Assessoria de Gestão Ambiental (AGA) da Ufrgs.

Conforme o vice-presidente da Agapan, Heverton Lacerda, a mineração é uma das  atividades que mais impacta e representa riscos constantes de desastres ao meio ambiente. Lacerda conta que, diante da possibilidade de projetos de mineração serem instalados no Bioma Pampa gaúcho, a Agapan realizou, neste ano, duas viagens para verificar de perto as situações de Palmas, distrito de Bagé, na região da Campanha, e São José do Norte, localizada no extremo sul do Estado, entre o Oceano Atlântico a a Lagoa dos Patos, e definiu pela realização do evento.

O ambientalista destaca que, durante as visitas, o grupo conversou com representantes das comunidades e lideranças locais com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre a questão. Com isso, ficou definido esse encontro para ampliar o debate. “Devemos produzir um documento a ser encaminhado ao governo”, comenta.

O evento irá contar com palestras técnicas, apresentadas pelos pesquisadores Jaqueline Durigon e Caio Floriano dos Santos, ambos da Furg. Lacerda informa que, na mesma data, às 14h, será realizada uma audiência pública, na Assembleia Legislativa do Estado (Plenarinho, 3º andar). 

Programação
Palestra: Projeto Caçapava do Sul: a vida no Pampa em risco.
Jaqueline Durigon - Doutora em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014), mestre em Botânica pela mesma universidade (2010) e bióloga licenciada pela Universidade Federal de Santa Maria (2008). Atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e representante da Furg no Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Camaquã.

Palestra: Mineração em São José do Norte: para quê e para quem?
Caio Floriano dos Santos - Oceanógrafo, mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental, doutor em Educação Ambiental, professor substituto na Universidade Federal do Rio Grande no curso de Gestão Ambiental, no Ccampus de São Lourenço do Sul. 

Mediação: Francisco Milanez, presidente da Agapan.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br