MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Funcionários da CGTEE podem aderir ao Plano de Demissão Consensual anunciado pela Eletrobras

Publicada em 27/03/2018
Funcionários da CGTEE podem aderir ao Plano de Demissão Consensual anunciado pela Eletrobras | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Medida prevê desligamento de mais de três mil eletricitários no País

A Eletrobras anunciou, ontem, o lançamento do Plano de Demissão Consensual (PDC), que prevê o desligamento de mais de três mil funcionários, de várias empresas ligadas à Holding, entre elas a Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE), de Candiota.

De acordo com as informações da Agência Brasil, o plano projeta uma economia anual de R$ 890 milhões. O prazo final para aderir ao plano é 27 de abril, com oito turmas de desligamentos, no período de 30 de maio a 14 de dezembro deste ano.

Segundo comunicado da Eletrobras, são elegíveis ao PDC empregados que tenham, no mínimo, 10 anos de vínculo empregatício com a empresa, no momento do desligamento, considerando o limite de 14/12/2018; ou anistiados e reintegrados à empresa por meio da Comissão Especial Interministerial de Anistia – lei nº 8.878/1994 (neste caso não há exigência de tempo mínimo de empresa).

A Holding esclarece que o lançamento do PDC já estava previsto nas iniciativas de eficiência operacional e disciplina financeira que vêm sendo implementadas na companhia desde 2016. Para a empresa, a redução de quadro de pessoal busca um alinhamento dos custos da Eletrobras às tarifas, evitando prejuízos operacionais no futuro.

Sindicato aponta estratégia para viabilizar privatização

Enquanto a Holding enfatiza que a medida busca conter despesas e equilibrar as finanças, o Sindicato dos Eletricitários do Rio Grande do Sul (Senergisul) vê o plano como mais um passo em direção à privatização da companhia.

O diretor regional do sindicato, Genésio Avancini, explica que a categoria não avalia os planos de demissão voluntárias, em geral, de forma negativa. “Não temos nada contra porque cada um sabe onde aperta o sapato. O funcionário só irá aderir se for conveniente para ele”, destaca.

Contudo, o sindicalista analisa o PDC da Eletrobras de forma diferente: como uma tentativa de facilitar a privatização da Holding e suas subsidiárias. “Esta é mais uma ação de entreguismo da empresa pública para a empresa privada por um preço aviltante. A partir dos termos propostos e os fundamentos apresentados, percebemos essa estratégia de viabilizar a venda de porteira fechada, como se diz aqui no Sul”, aponta. 

Avancini adianta, ainda, que a categoria já está analisando o PDC, listando os prós e contras do plano. O resultado deve ser apresentado em reunião voltada aos funcionários, ainda nesta semana. “Queremos divulgar e orientar a categoria para que eles entendam o que está em jogo”, afirma.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br