ANO: 25 | Nº: 6403

Viviane Becker

viviminuano@hotmail.com
Colunista social do Jornal Minuano, Viviane Becker é experiente jornalista de geral e conhecida editora do caderno de variedades Ellas.
30/03/2018 Caderno Ellas

Cardápio especial para a Sexta-feira Santa

Foto: Reprodução JM

Hanie Brum e Gelson Roche aguardam todos com especialidades para o feriado
Hanie Brum e Gelson Roche aguardam todos com especialidades para o feriado

Hoje, o dia é perfeito para fazer um belo almoço em família. A Sexta-feira Santa pede uma refeição mais elaborada, para ser desfrutada ao lado de quem apreciamos. A tradição, que já vai além da religião, é comer pratos à base de peixe nesta data. Assim, o Quitanda Restaurante compartilha com nossos leitores o modo de preparo do risoto de camarão com limão.

E quem preferir ir almoçar no Quitanda, vai desfrutar de um risoto de salmão com alcaparras, arroz com bacalhau, moqueca de peixe, espaguete com camarão e molho vermelho, filé na nata, lentilha, batata rústica com gorgonzola e saladas diversas. O almoço será serviço das 11h30min às 14h30min. Informações pelo fone 99996-6430.

 

Risoto de camarão com limão

Ingredientes (para 2 pessoas)

- 500g de camarão limpo (tamanho médio);

- 1 abacaxi;

- 1 cebola;

- 200g de queijo parmesão ralado;

- 2 xícaras de arroz arbóreo;

- 2 doses de cointreau;

- 300ml de vinho branco seco;

- Açafrão da terra;

- Azeite;

- Sal e pimenta-do-reino;

- Tempero verde.

Para o molho branco

- 1 colher manteiga;

- 1 colher de farinha; 

- 1L de leite;

- Queijo mussarela fresco ralado;

- 2 colheres requeijão.

 

Preparo

Corte o abacaxi ao meio, no sentido do comprimento. Remova a polpa com uma faca, com cuidado, para preservar a integridade. Pique a polpa do abacaxi em cubos e reserve.

Em uma panela, refogue a cebola na manteiga, acrescente o arroz arbóreo, o vinho branco e o açafrão a gosto e vá mexendo até secar. Vá colocando água aos poucos, sempre mexendo, até o arbóreo cozinhar. Desligue e reserve.

Para o molho branco, aqueça duas colheres de manteiga em uma panela, acrescente uma colher de farinha e mexa bem. Vá acrescentando o leite aos poucos, quando a mistura estiver bem cremosa, acrescente o queijo e o requeijão e desligue. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. 

Coloque os abacaxis no forno, em fogo baixo, enquanto faz o último passo da receita.

Aqueça uma frigideira grande e coloque o camarão. Quando estiver fritando, acrescente uma dose de cointreau e deixe flambar. Após flambado, coloque o vinho, o arroz e vá despejando o molho branco que estava descansando, até ficar no ponto desejado. Por último, acrescente os pedaços de abacaxi e o tempero verde a gosto. Coloque o conteúdo dentro dos abacaxis que estão no forno. Depois, salpique o queijo parmesão e leve ao forno, novamente, até dourar a superfície. Sirva com arroz branco e saladas. 

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias do caderno

Outras edições

Carregando...