MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Reestruturação do Hospital Universitário e projeto de estágios da área da saúde na instituição são temas de palestra

Publicada em 30/03/2018
Reestruturação do Hospital Universitário e projeto de estágios da área da saúde na instituição são temas de palestra | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Reitora da Urcamp destacou busca por adequações

O case de sucesso da reestruturação do Hospital Universitário (HU) foi apresentado, na noite de quarta-feira, para acadêmicos da área da Saúde da Universidade da Região da Campanha (Urcamp). Na ocasião, os dois diretores da instituição, Rafael Ribeiro e Henry Ritta, além da presidente da Fundação Attila Taborda (Fat/Urcamp), mantenedora do HU, Lia Maria Herzer Quintana, e a diretora do Centro de Ciências da Saúde, Mônica Palomino, projetaram ações futuras a serem implementadas junto ao espaço.

Lia, por exemplo, iniciou afirmando que, através de uma conversa informal entre a diretoria do hospital, acadêmicos e professores, a intenção era apresentar o caso exitoso do HU e de que forma essas mudanças refletem positivamente na instituição de ensino, que passará a agregar espaços cada vez maiores para os acadêmicos no ambiente de trabalho da instituição de saúde. “Todos acompanharam a situação do HU e viram que passamos por dificuldades. Nesse cenário, temos duas opções: chorar ou vender lenço. Optamos por vender lenço e sair da dificuldade. E é isso que vamos apresentamos. Essa questão do hospital puxou uma mudança na área da saúde, de adaptação ao novo. Nós, com profissões oficiais e regulamentadas, temos que nos reinventar também para nos adequarmos”, destacou.

Num primeiro momento, estudantes dos cursos de Nutrição, Fisioterapia, Enfermagem, Psicologia e Farmácia assistiram a apresentação de Ritta e Ribeiro sobre o processo de recuperação do hospital, que chegou a suspender atendimentos e fechar as portas, em 2016. Ao assumirem a direção da instituição de saúde, à convite da reitora, passaram a desenvolver uma série de ações, que possibilitaram que o hospital se reerguesse.

Atualmente, o HU trabalha em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e fornece 100 tomografias mensais para a rede pública, o que possibilitou o desafogamento da fila de espera para o exame. Ainda no mês de março, o hospital e a prefeitura assinaram convênio equivalente a R$ 158.450 mil mensais em serviços prestados pela instituição. O documento prevê a contratação de 3,3 mil exames realizados todo mês para a população da rede básica, como tomografia computadorizada, raio-X, ecografia, colonoscopia e endoscopia.

Manual de Estágio

Em seguida, foi apresentado o Manual de Estágio, que está sendo elaborado pelo corpo docente dos cursos da área da Saúde. Para a coordenadora do centro, Mônica Palomino, o evento serviu como uma forma de apropriar a comunidade acadêmica do projeto, que terá grande reflexo e relevância quando implantado.

Por enquanto, a equipe busca organizar a política do hospital em relação à prática do estágio curricular e estabelecer o papel do estagiário na estrutura da instituição. O projeto destaca que “o estágio é um processo de aprendizado que marca a vida profissional do estudante e tem como objetivo a aplicação dos conhecimentos teóricos, através da vivência dinâmica interpessoal e intrapessoal, e de situações reais no exercício da futura profissão”.

Além disso, fora anunciado que, em breve, o Núcleo de Atenção à Saúde, que antes funcionava junto ao prédio da Vila Vicentina, agora passará a atender na estrutura do hospital, agregando, assim, todos os serviços de saúde em único prédio.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br