ANO: 25 | Nº: 6282
02/04/2018 Cidade

Daeb inicia emissão de conta durante medição do consumo

Foto: Divulgação

Boleto é impresso na hora da leitura
Boleto é impresso na hora da leitura

O Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) iniciou, na semana passada, a emissão e entrega das contas no momento da leitura do consumo, medido pelos hidrômetros. O objetivo, de acordo com a autarquia, é tornar mais transparente a cobrança de água no município. De acordo com o diretor do Daeb, Volmir Silveira, os contribuintes estão recebendo a fatura com vencimento somente para 18 de maio.
A autarquia já havia emitido as contas para pagamento em abril. Silveira explica que, antes, os servidores faziam a leitura e posteriomente o Daeb enviada a conta. Com o novo sistema, o documento é impresso na hora da leitura. “Foi antecipado porque o serviço agora é realizado de uma só vez: leitura e impressão. Mas o pagamento é realizado somente no vencimento”, destaca.
Nessa conta com vencimento em maio, foi concedido o desconto de 20% sobre o valor do serviço básico de água e esgoto, em decorrência de desabastecimento de água na zona urbana da cidade pelo rompimento da adutora da barragem Sanga Rasa, ocorrido no mês de dezembro do ano passado. A medida foi autorizada por lei municipal em janeiro deste ano.


Terceirização
O trabalho terceirizado é executado pela empresa Atlantis. Uma das vantagens, de acordo com Silveira, é que, se alguma alteração for identificada durante a verificação do hidrômetro, como o aumento de consumo em mais de 20 metros cúbicos, a conta não é emitida. O contribuinte recebe uma notificação, alertando para a possibilidade de irregularidade.
As contas com vencimento em abril foram entregues há duas semanas. Com o novo modelo, válido para as contas com vencimento em maio, a autarquia elimina a diferença de prazo entre o consumo e o pagamento. Através do sistema também não será necessário tirar a segunda via. As multas pelo atraso são inseridas na próxima conta. “É um sistema moderno. O mesmo é utilizado pela CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica)”, exemplifica.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...