ANO: 25 | Nº: 6210

Divaldo Lara

divaldolara@gmail.com
Prefeito de Bagé
02/04/2018 Divaldo Lara (Opinião)

Mais emprego, mais renda e o novo Sá Monmany

A primeira fábrica
Entre as boas notícias do ano, na área de geração de emprego e renda, Bagé comemora a instalação das Lojas Americanas e da fábrica uruguaia de glóbulos inértes. Esta, com participação maiúscula do vice-prefeito Manuel Machado, representa muito para o futuro que queremos. Afinal, trata-se de uma indústria, que é o principal objetivo dentro do nosso projeto de desenvolvimento. Os glóbulos inértes, fabricados a base de sacarose, são veículos para a homeopatia. Ou seja, o ingrediente homeopático (remédio) é inserido no grão esférico, que é o comprimido.
No primeiro momento a ideia da empresa é gerar 70 empregos e produzir em torno de 20 toneladas do produto. O secretário de Desenvolvimento, Bayard Paschoa, na semana passada, fez a entrega das chaves do espaço, na avenida Santa Tecla, concedido pela prefeitura para que a Jeito Fábrica de Produtos Derivados do Açúcar comece a funcionar. Com indústria no Uruguai e na Argentina, Bagé se torna um excelente lugar para a primeira filial no Brasil.


Incentivo aos novos empreendimentos

O caminho para o desenvolvimento tem base em dois eixos fundamentais: infraestrutura e participação forte do governo municipal em oferecer condições para que o empreendimento ocorra. Assim temos agido nos mais diversos setores, exemplo disso é a associação dos cervejeiros da campanha, que na edição especial do festival da cerveja comercializou cinco 
mil litros nos dois dias do evento, colocando a cerveja artesanal da fronteira na vitrine.
O setor de piscicultura também recebe todo o suporte da Secretaria de Desenvolvimento, mais ainda com a realização da Feira do Peixe Vivo que comercializou somente na quinta-feira, véspera de feriado, 2,3 toneladas de peixe. O evento tem a parceria da Emater.


Sá Monmany

O Centro de Referência em Saúde Dr. Eduardo Sá Monmany será inaugurado neste mês de abril. Será o quinto centro criado na minha gestão. Eles cobrem a cidade, estão nos bairros Vicente Gallo Sobrinho, Floresta, Pedra Branca (Centro Social Urbano), São João (Caic) e agora Getúlio Vargas. Os centros de referência são algo novo e espetacular para Bagé. Vão além do atendimento médico básico.
O novo Sá Monmany, por exemplo, é ainda maior e mais completo. Contará com uma equipe do Programa Estratégia de Saúde da Família, já credenciado pelo Ministério da Saúde, um Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), além de médicos especialistas, ginecologista obstetra, pediatra, cardiologista e fisioterapeuta. No novo Sá Monmany a população poderá contar com atendimento odontológico, incluindo raio X dentário, e farmácia completa.
Antes, o Sá Monmany era um posto, uma Unidade Básica de Saúde apenas com ginecologia, clínico e odontologia. Ali eram atendidos até 400 paciente por mês. Agora esse número deverá ultrapassar dois mil atendimentos. Antes o local estava insalubre. Agora comporta todos os conceitos da vigilância sanitária e terá rampa de acesso para pessoas com deficiência.
Como bem disse o secretário Mário Mena, “as pessoas vão perceber a diferença em todas as salas e, principalmente, perceber a qualidade do atendimento”.
Para quem reclamou e sentiu falta do posto, verá que valeu muito a pena esperar a suspensão temporária. É um orgulho para a nossa gestão o Sá Monmany que inaugurará em abril.

Deixe seu comentário abaixo

Outras edições

Carregando...