MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Aula Inaugural dos cursos da Saúde da Urcamp acontece hoje

Publicada em 03/04/2018

Os seis cursos da área da Saúde da Universidade da Região da Campanha (Urcamp) serão enriquecidos com a aula inaugural do Centro de Ciências da Saúde (CCS), que acontece no complexo cultural do Museu Dom Diogo de Souza, hoje, a partir das 19h30min. 
Aliviar o sofrimento ou ampliar a condição de qualidade de vida de quem está passando por um problema de saúde, que torne a sua vida ameaçada. Esse é um dos tantos conceitos aplicados ao que se entende, na atualidade, por “cuidados paliativos”. E esse será o assunto principal abordado no evento. A palestra será ministrada por uma das maiores autoridades sobre o assunto no País, a médica geriatra Ana Cláudia Quintana Arantes. A painelista, que ainda irá ministrar um workshop sobre o tema, é autora do livro “A morte é um dia que vale a pena viver”.
A programação deve mobilizar mais de 300 alunos e foi idealizada pela professora do curso de Farmácia, Ana Paula Simões Menezes, e pela médica do Hospital Universitário (HUDoutor Mário Araújo, Alice da Cruz Fernandes. Além da palestra, Ana Cláudia irá debater com os alunos e abrirá espaço para perguntas, num momento de troca de informações e conhecimento.


Workshop
O workshop será anterior à palestra e irá abordar o tema “Amor e Gratidão: como cuidar de alguém na fragilidade”. A oficina será no mesmo local da palestra, às 17h, onde serão disponibilizadas 70 vagas. O valor é R$ 100 e as inscrições devem ser feitas pelo site eventos.urcamp.edu.br.


Onde os cuidados paliativos se encaixam nos cursos da Urcamp?

Enfermagem - Os cuidados paliativos permeiam todas as ações de Enfermagem que visam prestar cuidado de conforto e que proporcionem qualidade de vida aos pacientes que se encontram num estágio de terminalidade.

Farmácia - O profissional farmacêutico, dentro da equipe, em cuidados paliativos, auxilia no processo de monitorização, promovendo conciliações de medicamentosas, ajuste de doses, controle e notificação de reações adversas a medicamentos e da rastreabilidade dos fármacos administrados. Além disso, é agente promotor do bem-estar integrando a equipe multiprofissional, no olhar holístico e humanístico.

Fisioterapia - A importância da Fisioterapia dos cuidados paliativos de um paciente reside na manutenção, o mais próximo possível, do bem-estar físico e da minimização da dor. O profissional da área também busca a possibilidade de manter a estrutura corporal funcional para que outros profissionais e o próprio paciente possam facilitar e permitir os movimentos e a realização de outros procedimentos técnicos de outras áreas da saúde e que buscam reduzir o desconforto do paciente frente a condições de que se encontrem perturbadas. Ainda, procura utilizar-se de sua expertise e técnicas profissionais para proporcionar o máximo de bem-estar e conforto ao paciente que se encontra sob os cuidados paliativos.

Nutrição - Fornecer uma nutrição adequada à patologia para amenizar os sintomas, garantindo qualidade de vida.

Psicologia - Constituem uma atitude amorosa, na qual o objetivo é diminuir a dor psicológica. O profissional também acompanha os familiares para amenizar o sofrimento.

Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br