MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Bocal de Ouro tem expectativa de disputa acirrada, projeta ABCCC

Publicada em 03/04/2018
Bocal de Ouro tem expectativa de disputa acirrada, projeta ABCCC | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Prova seleciona 16 animais da raça Crioula para a final do Freio de Ouro

Entre amanhã e domingo, ocorre a 19ª edição do Bocal de Ouro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), a prova, que classifica animais inéditos, ou seja, que correm o ciclo pela primeira vez, vai selecionar 16 exemplares da raça Crioula - oito machos e oito fêmeas - para a grande final do Freio de Ouro, realizada durante o primeiro final de semana da Expointer. No total, 96 exemplares, sendo 48 machos e 48 fêmeas, vão disputar as vagas.

O vice-presidente de Eventos da ABCCC, Eduardo Azevedo, destaca que a expectativa para o Bocal de Ouro é sempre muito grande por ser uma prova importante, consolidada, e de onde saem cavalos candidatos a ganhar o Freio de Ouro. "O aparecimento desses animais campeões vem se repetindo nos últimos anos, por isso a nossa expectativa é sempre a melhor possível", afirma.

Azevedo aponta que a novidade deste ano é a realização, junto com o Bocal de Ouro, da prévia para a grande final da morfologia da Exposição da Federação Internacional de Criadores de Cavalos Crioulos (Expo Ficcc), ao invés da Outonal, como ocorre todos os anos. A prévia, que iniciou ontem e segue até amanhã, disponibilizará 90 vagas para os candidatos brasileiros. A Expo Ficcc será realizada entre os dias 14 e 20 de maio, também em Esteio. "Nós estamos esperando, para a prévia, um número expressivo de animais e uma qualidade muito grande, onde poderão aparecer, principalmente, potros de excelente nível. Acredito que está tudo pronto para fazermos uma grande exposição", afirma.

No Bocal de Ouro, o julgamento dos machos ficará a cargo de Ciro Manoel Canto de Freitas, Luis Rodolfo da Costa Machado e Thiago Schilling Ávila. Segundo Machado, o Bocal sempre é uma prova que se supera e apresenta animais de muito boa qualidade. Ele salienta que isso vem se sucedendo ano a ano e agora, em 2018, não será diferente. "Sempre se revelam grandes cavalos, que, em muitos casos, já foram campeões do Freio de Ouro. Acho que vai ser uma disputa bem acirrada, com animais bem parelhos, conforme vimos nas credenciadoras", comenta.

A responsabilidade pelo julgamento das fêmeas será de Carlos Cattani, Jorge Rosa Demiatti Júnior e Mário Moglia Suñe que afirma que o Bocal de Ouro sempre traz uma grande expectativa para os criadores, proprietários e jurados, assim como para todo o contexto de provas do circuito do Freio de Ouro da ABCCC. Conforme Suñe, o Bocal de Ouro, depois do Freio de Our é a prova mais importante da raça, onde surgem, todos os anos, novos animais que a partir das credenciadoras disputam a prova e depois apresentam uma performance importante na final do Freio de Ouro. "Sem dúvida nenhuma eu acho que essa renovação de animais, tanto em fêmeas como em machos, no circuito do Freio de Ouro, ano a ano, é um dos aspectos mais importantes porque prova a revolução e a renovação da nossa raça. Todos os anos temos grata surpresa com esses animais inéditos que aparecem em pista e depois se confirmam na própria Expointer, na Final do Freio de Ouro. Esperamos desempenhar um bom trabalho e desejar a todos muita sorte, sucesso e que vença realmente o melhor", ressalta.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br