MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Chuva do final de semana não muda cenário das barragens

Publicada em 03/04/2018
Chuva do final de semana não muda cenário das barragens | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Sanga Rasa está com nível 6,8 metros abaixo do normal

A situação da estiagem ainda está longe de ser resolvida em Bagé. No final de semana, as precipitações pluviométricas não ultrapassaram a 0,08 milímetros e não mudaram o cenário das barragens. A Sanga Rasa atingiu 6,8 metros abaixo do nível, a do Piraí 2,4 metros e a Emergencial 0,10 centímetros. O Departamento de Água, Arroios e Esgotos  de Bagé (Daeb) monitora os reservatórios diariamente.

De acordo com o diretor da autarquia, Volmir Silveira, a obra de interligação da adutora do Piraí com a Sanga Rasa foi a alternativa encontrada pelo departamento para poupar a reserva dessa barragem. Ele explica que, atualmente, o Piraí é responsável por 40% da água utilizada em Bagé, enquanto a Sanga Rasa fica com 24% e a Emergencial 36%.

Silveira salienta que para a obra de interligação dos dois reservatórios, que estão há 17 quilômetros de distância um do outro, foram implantados 1,3 mil metros de rede, que injeta na adutora da Sanga Rasa 80 litros por segundo. O diretor ressalta que se não houvesse racionamento, a água da Sanga Rasa duraria 26 dias. Com a distribuição de 12 horas em cada área da cidade, a estimativa era de 48 dias, e, devido à interligação, a projeção é de 86 dias, triplicando a capacidade inicial sem racionamento. “Estamos com a situação sob controle e monitorando as reservas”, afirma.


Tempo volta a abrir a partir de hoje

A semana começa com tempo mais aberto e com possibilidade de pancadas de chuva apenas sobre as regiões Central e Leste do Rio Grande do Sul. A informação é do Instituto Climatempo, em seu boletim semanal produzido especialmente para o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).

A partir de hoje, as áreas de instabilidade começarão a perder força e, com isso, o tempo volta a abrir em todo o Estado. Apenas há previsões de chuvas mais generalizadas na segunda quinzena de abril, sendo que essas poderão afetar o pleno andamento da colheita do arroz e da soja. As temperaturas se manterão com grande amplitude térmica, sendo que nas madrugadas as temperaturas devem ser baixas e, durante os dias, quentes.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br