MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Presidente nacional da OAB recebe título de Doutor Honoris Causa da Urcamp

Publicada em 03/04/2018
Presidente nacional da OAB recebe título de Doutor Honoris Causa da Urcamp | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Cláudio Lamachia foi agraciado com honraria durante aula magna da Instituição de Ensino Superior

A Universidade da Região da Campanha (Urcamp) concedeu, ontem à noite, durante a aula magna do curso de Direito da instituição, o titulo de Doutor Honoris Causa ao presidente Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cláudio Lamachia. O evento aconteceu no complexo cultural do Museu Dom Diogo de Souza. Na ocasião, o homenageado e o presidente da entidade do Rio Grande do Sul, Ricardo Breier, proferiram palestras ao público presente, formado por acadêmicos e profissionais da área jurídica. Breier falou sobre o tema “Brasil Liberta-te! O papel da OAB/RS em tempos de crise”. Já Lamachia tratou sobre a OAB e seu compromisso com a democracia.

De acordo com a reitora da Urcamp, Lia Quintana, a homenagem a Lamachia faz referência direta ao protagonismo, atitude que ele conferiu para a atuação da OAB nacional. A entidade se posicionou contra a corrupção, pedindo o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e do presidente Michel Temer. Também teve participação no pedido à cassação do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha.

Lia salienta que, hoje, a instituição não se omite, e tem uma posição muito clara sobre os problemas e o atual contexto jurídico e político brasileiro. “A OAB ganha com este tipo de postura, assim como toda a sociedade", frisa. Para a reitora, ao servir como uma baliza moral e ética do atual momento que vive o Brasil, a OAB se torna um agente eficiente na defesa da constituição e da aplicação justa das leis. “Essa homenagem, embora seja para um advogado, representa um reconhecimento a todos os setores da sociedade”, avalia.

Lamachia, que concedeu entrevista coletiva para a imprensa local antes do evento, salientou a importância de receber o titulo. Ele ressaltou que é motivo de honra representar o Rio Grande do Sul na ordem nacional. “Me sinto honrado e agradecido de receber esse título, e recebo em nome de todos os advogados gaúchos”, disse. Ele também exaltou que a vinda a Bagé integra o processo de interiorização da OAB, compromisso que assumiu quando se elegeu presidente. Para o representante, o País, além da crise política e econômica, vive uma crise ética e moral sem precedentes. “É um momento delicado e as instituições precisam se posicionar. Temos inúmeros desafios”, afirmou.

85 anos

Lamachia e Breier também estiveram na Rainha da Fronteira para assinalar a comemoração dos 85 anos de fundação da subseção da OAB de Bagé. Os representantes da classe cumpriram uma agenda extensa no município. Durante a tarde, atenderam a imprensa e os colegas advogados. Também receberam uma demanda dos integrantes da União Pela Preservação do Rio Camaquã, que solicitaram um posicionamento do presidente nacional sobre o tema. Lamachia, aliás, confirmou o apoio, bem como já havia sido feito pela Ordem no âmbito estadual.  

As lideranças fizeram visita à Escola Municipal General Mallet e conversaram com os alunos sobre a importância dos direitos humanos e da cidadania. Breier, por sua vez, destacou os 85 anos de história da subseção, mas também ressaltou a importância de manter o compromisso com a advocacia local. “Precisamos nos fazer presentes em cada uma das 106 subseções, pois esse é um dos compromissos mais importantes da nossa gestão: a proximidade com os colegas. Apenas assim, poderemos ouvir a advocacia gaúcha em suas necessidades e demandas”, disse. 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br