ANO: 25 | Nº: 6401
03/04/2018 Editorial

Reconhecimento mútuo

A segunda-feira foi um momento ímpar na história de Bagé. E por um motivo bem simples: pela primeira vez, na história, a Rainha da Fronteira se tornou, mesmo que provisoriamente, sede nacional e estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Isso, basicamente, em função da visita dos presidentes de ambas as esferas da entidade ao município, Cláudio Lamachia e Ricardo Breier, respectivamente.

Mais que uma agenda destinada apenas a acompanhar os trabalhos do Judiciário local, a atividade teve como objetivo principal a participação, de ambos, na aula magna organizada pela Universidade da Região da Campanha, a Urcamp. Tamanha foi a magnitude da programação, que o evento, inicialmente projetado para o curso de Direito, se transformou em ato oficial da instituição de Ensino Superior.

Talvez, o grande mérito de tal evento, que culminou com a entrega do título de Doutor Honoris Causa para Lamachia, foi o resgate que a Urcamp proporcionou a Bagé e à região da Campanha. Isso, especificamente, por ser a própria universidade uma propagadora de conhecimento na área ao longo de uma história que beira meio século de tradição. O que, mais uma vez, foi exaltado, a partir da disponibilização da interação direta entre profissionais renomados do Direito e acadêmicos que trilham seus primeiros passos na área.

A instituição, que conta, em sua grade, com um curso de Direito perto de completar cinco décadas de atividades, é responsável pela formação de profissionais que, ao concluírem suas graduações, estão aptos a desenvolverem atividades em alta performance. Algo evidenciado ao longo dos anos, mas também recorrente no período mais contemporâneo. De tal forma que, na atualidade, possui o selo nacional de qualidade concedido pela OAB, num compromisso histórico da entidade de levar à sociedade uma referência confiável e organizada sobre as instituições de ensino que se mostram compromissadas com a oferta de um ensino em Direito sério e de qualidade.

A agenda de ontem, de uma maneira mais resumida, consistiu num reconhecimento de âmbito jurídico entre parceiros de longa data. Da OAB, cuja subseção completa 85 anos, e da Urcamp, mantenedora de um curso cujo destaque é pela capacidade de formar profissionais de alto quilate. O que garante, não apenas a Bagé, mas a toda uma região, bem como ao Rio Grande do Sul, a ampliação do conhecimento e da prática correta e exemplar do Direito.

Deixe seu comentário abaixo

Outras edições

Carregando...