ANO: 25 | Nº: 6437
04/04/2018 Cidade

Empresas têm duas semanas para participar da licitação de coleta de lixo

Foto: Tiago Rolim de Moura

Edital prevê instalação de 360 contêineres na cidade
Edital prevê instalação de 360 contêineres na cidade

A partir de hoje, as empresas que trabalham com coleta de resíduos sólidos terão duas semanas para apresentar propostas à concorrência pública, que prevê a contratação da encarregada em executar os serviços em Bagé, pelos próximos cinco anos. Conforme o edital lançado pela prefeitura, em março, os orçamentos poderão ser encaminhados ao setor de compras da Secretaria Municipal de Economia, Finanças e Recursos Humanos (Sefir), até o dia 18 de abril, às 9h30min, quando haverá a abertura de envelopes.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa, Aroldo Quintana, a convocação para a licitação foi enviada para todas as empresas nacionais que trabalham com este serviço, porém nenhuma realizou a visitação técnica até o momento. “A visita técnica é uma das exigências da licitação. Eles precisam verificar o local e como o serviço deve ser feito”, explica.
As propostas, segundo Quintana, devem ser inferiores a R$ 460 mil mensais, seguindo a análise do valor-base dos serviços que serão feitos. Na competição, é prevista a ampliação de 300 para 360 contêineres de lixo na cidade.
O secretário explica que as licitações, lançadas entre setembro e outubro de 2017, para a contratação individual das empresas que seriam responsáveis pela coleta e pelo transporte e destinação final do lixo, foram suspensas, em novembro, para adequações nos editais, buscando a qualificação do serviço prestado. Durante esse tempo, a atual empresa permaneceu de forma emergencial atendendo ao município.
O Executivo promoveu alterações no tempo máximo de utilização prévia dos caminhões usados para coleta do lixo, de cinco para dois anos, com ano de fabricação a partir de 2016. Além disso, a capacidade foi aumentada para mais de 20 toneladas por veículo. A média diária de lixo coletado na cidade é de 80 toneladas, conforme comenta Quintana.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...