MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Editorial

Mais um dia tenso em Brasília

Publicada em 04/04/2018

Assim como em 2016, quando o Congresso Nacional votou o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em meio a uma divisão de “torcidas” literalmente separadas por um muro no coração de Brasília, o cenário promete ser, ao menos, similar no dia de hoje.

Desta vez, contudo, o foco será outra repartição. Nada de Câmara dos Deputados, tampouco do Senado. Será o Supremo Tribunal Federal (STF) o local mais agitado do País, ou deverá ser. Tudo porque acontece o julgamento do habeas corpus apresentado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Decisão esta que pode determinar o futuro do petista em sua busca por concorrer, mais uma vez, ao mais alto posto de comando do Brasil. Mesmo liderando pesquisas eleitorais, ele poderá ver o favoritismo, do campo estatístico, de nada servir, caso não obtenha uma sentença favorável.

E tão significativo quanto os pareceres dos magistrados será o ambiente externo. Informações divulgadas ontem adiantavam que o Batalhão de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar iria interditar, desde as primeiras horas de hoje, o fluxo de veículos na zona central do Plano Piloto. Isso porque a previsão, do governo do Distrito Federal, era que dois grupos, favoráveis e contrários ao ex-presidente, iriam ocupar a área nesta quarta-feira. Organizadores, aliás, projetavam que cerca de 10 mil manifestantes de cada movimento deverão estar presentes. Esta possível “muvuca” resultou na decisão que remonta a 2016: mais uma vez, um corredor de policiamento ostensivo e uma grade de 1,20 metro de altura foram anunciados para separar os manifestantes.

De fato, a decisão de hoje poderá refletir nas eleições agendadas para este ano. Porém, por outro lado, para o País, tamanha movimentação perante um julgamento em pouco tem de valor para uma parcela expressiva da população que vive dia a dia enfrentando problemas muito mais sérios. Num cenário bem definido, mais que projetar quem será o próximo presidente, é necessário atentar para a atual situação do País. A crise política persiste de tal maneira que aparenta nem ao menos se aproximar de uma solução. A economia, se por instantes demonstra recuperação, em pouco vem mostrando resultado no bolso do trabalhador. Os impostos crescem sem receio, salários não. Há tantas questões a serem resolvidas que, no mínimo, focar as atenções em uma única opção é desmerecer as muitas outras que podem existir para conduzir a Nação. E elas hão de existir.

PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br