ANO: 25 | Nº: 6254
05/04/2018 Cidade

3º Regimento de Cavalaria Mecanizado comemora 75 anos de atividade

Foto: Tiago Rolim de Moura

Solenidade terá participação de tropa atual e reservistas
Solenidade terá participação de tropa atual e reservistas

O 3º Regimento de Cavalaria Mecanizado (3º RC Mec) comemora, hoje, 75 anos de atividade. Para celebrar a data, às 10h, será realizada uma formatura especial, no pátio da unidade, na avenida Espanha, nº 64.
Conforme o comandante do 3º RC Mec, tenente-coronel Jairo Badaraco Fagundes, além de homenagear aqueles que já contribuíram e fizeram parte do regimento, a solenidade também tem o objetivo de apresentar o histórico da unidade para os novos recrutas.
A atividade terá a participação da tropa do regimento e de reservistas militares, assim como a presença da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada e demais autoridades.


História 

Com a denominação “3º Regimento de Autometralhadoras de Cavalaria”, o 3º RC Mec foi criado durante a Segunda Guerra Mundial, no ano de 1943, pelo decreto-lei nº 5.170. A instalação definitiva da unidade foi publicada no boletim diário nº 1, em 5 de abril do mesmo ano, tendo como comandante interino o major Aquiles de Menezes. Em 10 de abril de 1943, assume o comando do regimento o tenente-coronel de Cavalaria Francisco Becker Reifsheneider.
O tenente-coronel Badaraco, que assumiu o posto de comandante do 3º RC Mec neste ano, conta que a estrutura foi criada para instalar a doutrina mecanizada no Exército Brasileiro e atuar como regimento que realiza missões de segurança, reconhecimento e ações ofensivas e defensivas de combate.
Desde julho de 1997, a unidade recebe o nome histórico “Regimento Forte de Santa Tecla”, em homenagem à estrutura militar criada na extensão do município, em 1774, para ser posto avançado de defesa ao território.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...