MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Lei define novas regras para instalação de empresas no distrito industrial de Bagé

Publicada em 05/04/2018
Lei define novas regras para instalação de empresas no distrito industrial de Bagé | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Valor do hectare na unidade de Bagé foi fixado em R$ 19.408,11

A Assembleia Legislativa aprovou, por unanimidade, o projeto de lei que cria novas regras para a comercialização de glebas de terras nos distritos industriais. As empresas que pretendem se instalar no distrito industrial de Bagé, por exemplo, poderão abater do preço a ser pago ao Estado, os custos da execução de obras de infraestrutura onde estiver localizado o imóvel. Em portaria publicada no início da semana, o valor do hectare na unidade bajeense foi fixado em R$ 19.408,11.
Para o secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Márcio Biolchi, a iniciativa do governo Sartori representa uma inovação e, na prática, estabelece uma autêntica possibilidade de parceria pública-privada, uma vez que o empresário pode investir na construção de vias públicas de acesso, asfaltamento e outras benfeitorias e compensar com abatimento do preço de comercialização dos lotes. "Com essa medida, vamos impulsionar o desenvolvimento industrial do Estado” assegurou.
A consolidação da legislação estadual pela modificação da lei que estava em vigor desde 1998, cuja redação não sofreu qualquer atualização durante todo esse período, confere segurança jurídica a todos os interessados, tanto do lado público, como por parte dos investidores, aprimorando, também, os procedimentos administrativos em todas as suas fases, em consonância com as orientações da Procuradoria-Geral do Estado (PGE).


Abrangência
O Departamento de Ações e Programas Especiais da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia administra o distrito industrial de Montenegro, com uma área de 697,50 hectares; de Triunfo, com 75,88 hectares; de Alvorada, com 167,77 hectares; de Viamão, com 91,01 hectares; da Zona Mista de Guaíba, com 932 hectares; de Rio Grande, com 2.474,94 hectares; e Distrito Industrial de Bagé, com uma área total de 67,56 hectares.


Alteração
A lei agora autoriza o Executivo a praticar os atos jurídicos necessários à comercialização dos lotes, bem como aos financiamentos necessários junto aos bancos de fomento, que passarão à qualidade de interveniente, anuente ou hipotecante, utilizando-se os lotes ou glebas de terras compromissados, decorrente da concessão do incentivo financeiro previsto na legislação.
Biolchi assinala que é fundamental lembrar que o momento é extremamente oportuno e relevante, tendo em vista a necessidade de obter novas alternativas para a implantação de projetos industriais no Rio Grande do Sul, frente aos graves desafios conjunturais pelos quais a economia nacional vem se deparando.
A redação estabelece que é considerado como prazo de implantação do projeto o lapso temporal previsto na carta-consulta, protocolada para a execução das obras civis e demais serviços necessários à entrada em funcionamento do empreendimento, acrescido de 48 meses de sua operação, período durante o qual permanecerão em vigor os encargos e cláusulas resolutivas da propriedade pactuados.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br