MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Racionamento possibilitou redução média de 22% no consumo, diz Daeb

Publicada em 05/04/2018
Racionamento possibilitou redução média de 22% no consumo, diz Daeb | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Economia foi de cerca de 7,5 mil metros cúbicos de água por dia junto à Estação de Tratamento de Água

Hoje, são completados dois meses desde a implantação do rodízio de abastecimento na Rainha da Fronteira. O Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) avalia positivamente a medida, observando eficácia na manutenção da reserva de água da cidade.
Segundo relatório emitido pela equipe técnica da Estação de Tratamento de Água (ETA), o racionamento possibilitou uma redução média de 22% no consumo, obtendo uma economia de cerca de 7,5 mil metros cúbicos (m³) de água por dia.
Outra medida frente à estiagem foi a interligação das adutoras do Piraí e da Sanga Rasa. Conforme o parecer técnico, a obra permitiu que a barragem da Sanga Rasa fosse poupada significativamente. Hoje, a barragem do Piraí passou a ser responsável por 40% do abastecimento da cidade, a Emergencial por 36% e a Sanga Rasa por apenas 24%.  

Poços

A reativação dos poços artesianos também é outra importante ação. Os cinco poços que estavam parados e foram colocados em funcionamento desde fevereiro contribuem no abastecimento com cerca de 30 mil litros por hora. São eles: Malafaia I, Malafaia II, Floresta, Madezatti e Emergencial. Já estavam em atividade e ganharam manutenção os poços Tiarajú, São Domingos, Stand e Comandante Kraemer. 

Dados atuais

Mesmo com todas as medidas, os níveis das barragens seguem preocupantes. A barragem da Sanga Rasa está 6,90 metros abaixo do normal. A do Piraí 2,50 metros negativos e a Emergencial está 0,20 metros aquém da normalidade. Em abril, até o momento, choveu 4 milímetros.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br