MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

ELLAS

Consultório de Fisioterapia Mirian Kaé sugere pilates para tratamento e prevenção da osteoporose

Publicada em 06/04/2018
Consultório de Fisioterapia Mirian Kaé sugere pilates para tratamento e prevenção da osteoporose | ELLAS | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Exercício de extensão posterior da coluna

Na edição de hoje,  profissionais do Consultório de Fisioterapia Mirian Kaé, falam sobre a osteoporose, essa patologia que acomete cerca de 18% das mulheres e 6% dos homens, acima dos 50 anos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

A fisioterapeuta Mirian Káe comenta que a osteoporose trata-se de uma doença metabólica que leva à perda de massa óssea, deixando os ossos mais porosos e suscetíveis a fraturas ao mínimo esforço. Ocorre em mulheres em período da menopausa e o envelhecimento e a hereditariedade são os principais fatores de risco.

A osteoporose pode afetar a maioria dos ossos do corpo, sendo que as áreas de maior risco são: ossos da coluna, punhos e fêmur. Essa doença é séria e oferece grandes riscos à saúde quando não é tratada com os devidos cuidados e prevenções.

A realização de exercício físico, dieta equilibrada na alimentação diária e a exposição ao sol (dentro dos horários adequados) ajudam a estabilizar a progressão dessa doença.

As especialistas alertam que a osteopenia é o início da osteoporose, por isso os mesmos cuidados devem ser aplicados para inibir a sua evolução.

O estímulo de produção de massa óssea é realizado através de exercícios de resistência muscular, claro que sempre com muita segurança durante a realização da atividade.

O método pilatestem um repertório de exercícios físicos com muita criatividade e eficiência, pois, além de atuar na prevenção de quedas, também atua trabalhando o equilíbrio e a coordenação motora. Os músculos dorsais (das costas) têm um papel importante nas posturas estática (parada) e dinâmica (em movimento). O movimento de extensão vai ter um menor risco de fratura, proporcionando fortalecimento dos músculos dorsais e aumentando a densidade mineral óssea da coluna.

Assim, a indicação do  pilates é extremamente importante para pessoas com osteoporose. O instrutor monitora o tempo para evitar quedas e exercícios não desejados, com flexões laterais e rotação da coluna, pois isso aumenta o risco de fratura de forma significativa. Desta forma, é necessário ter um repertório de exercícios adaptado.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br