MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Formatura marca aniversário de 75 anos do 3º Regimento de Cavalaria Mecanizado

Publicada em 06/04/2018
Formatura marca aniversário de 75 anos do 3º Regimento de Cavalaria Mecanizado | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Militares participaram de celebração à data

Para comemorar os 75 anos do 3º Regimento de Cavalaria Mecanizado (3º R C Mec), a unidade realizou uma formatura especial na manhã de ontem. A atividade foi marcada pela participação da tropa e de reservistas militares, além da presença de autoridades homenageadas.

O comandante do 3º RC Mec, tenente-coronel Jairo Badaraco Fagundes, afirma que, além de homenagear a história do quartel e aqueles que já contribuíram e fizeram parte do regimento, a solenidade também tem o objetivo de apresentar o histórico da unidade para os novos recrutas.

Na oportunidade, o comandante salientou que apesar de ter uma história recente em relação a outras unidades militares, o regimento é fundamental para a cavalaria mecanizada no Exército Brasileiro, sendo que foi uma das primeiras unidades a adotar a doutrina.

Destacou, também, a importância dos militares que já serviram à unidade, para a formação do 3º R C Mec, como referência no serviço militar brasileiro. “Se o nosso regimento tem o status que tem na atualidade, é devido ao esforço daqueles que nos antecederam. Militares com bastante competência para fazer germinar uma semente que está, até hoje, vingando frutos”, relata o comandante.

Homenagens

A solenidade contou com homenagens a pessoas que contribuíram para a história do regimento. As integrantes da comissão gestora do Museu Dom Diogo de Souza, Carmem Barros e Maria Luíza Pêgas, estavam entre as autoridades homenageadas. Elas lembram que a parceria entre o Exército Brasileiro e a Fundação Attila Taborda (FAT/Urcamp), mantenedora do museu, já é antiga e traz contribuições para ambas as partes, além contemplar várias instituições e entidades que fazem parte do grupo, como a Casa da Menina e o Hospital Universitário. As integrantes também salientam que o Museu Dom Diogo de Souza conta com vasto acervo militar.

História 
Com a denominação “3º Regimento de Autometralhadoras de Cavalaria”, foi criado durante a Segunda Guerra Mundial, no ano de 1943, pelo decreto-lei nº 5.170. A instalação definitiva da unidade foi publicada no boletim diário nº 1, em 5 de abril do mesmo ano, tendo como comandante interino o major Aquiles de Menezes. Em 10 de abril de 1943, o tenente-coronel de Cavalaria Francisco Becker Reifsheneider assume o comando do regimento.

O tenente-coronel Badaraco, que assumiu o posto de comandante do regimento, neste ano, conta que a estrutura foi criada para instalar a doutrina mecanizada no Exército Brasileiro e atuar como regimento que realiza missões de segurança, reconhecimento e ações ofensivas e defensivas de combate.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br