MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Primeiro dia de BioUrcamp traz interdisciplinaridade em oficinas

Publicada em 06/04/2018
Primeiro dia de BioUrcamp traz interdisciplinaridade em oficinas | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Participantes de atividade aprenderam receitas com plantas alimentícias

A oitava edição do BioUrcamp, da Universidade da Região da Campanha, traz uma grande interdisciplinaridade, aliando diversos cursos acadêmicos da instituição. Um dos exemplos foi a oficina Planc, desenvolvida na manhã de ontem, no laboratório de Nutrição. Essa foi a primeira atividade do evento, que se estende até amanhã.

Duas áreas de conhecimentos alheias, como a Biologia, do Centro da Educação, e a Gastronomia, do Centro da Saúde, formaram uma dupla de sucesso na cozinha, convocando profissionais de diversas áreas para aprender sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais, ou as chamadas Panc.

As responsáveis por conduzirem a atividade foram as acadêmicas Ana Cláudia Couto (Biologia) e Carla Cloque (Gastronomia). A aula reuniu professores e acadêmicos de Biologia, Arquitetura, Pedagogia, Direito, Engenharia e Agronomia, além de estudantes de Biologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Carla explica que, durante a oficina, foram ensinadas três receitas utilizando plantas típicas da região: geleia de butiá, peixinho da horta - à dore - e pesto de mastruz. “Vivemos em um País onde existem pessoas passando fome e com uma diversidade enorme de plantas que podem ser usadas para alimentação, inclusive utilizadas na alta gastronomia. A ideia da oficina foi mostrar o potencial alimentício dessas plantas, que muitas vezes nem conhecemos”, destaca Carla.

Equoterapia

Outra combinação de áreas do conhecimento aconteceu durante a tarde, no Teatrinho da Urcamp. A fisioterapeuta Marta Rover Duarte, formada na Urcamp, retornou à instituição de ensino para ministrar oficina sobre equoterapia, área em que atua há mais de duas décadas.

Na palestra que antecedeu a oficina “O remédio vem a cavalo”, Marta apresentou o método criado por ela, Equo Xamã, que surgiu à época das gravações do longa-metragem O Tempo e o Vento, em 2012, para garantir a montaria mais segura e rápida para os atores.

De lá para cá, tem sido utilizado por ela como terapia para crianças em situação de vulnerabilidade social, como os assistidos da Casa do Guri. A prática, que envolve não apenas a Fisioterapia, mas também Psicologia e algumas áreas da Educação, tem reflexos relevantes na coordenação motora dos atendidos, elevação da autoestima e aquisição de uma maior independência. “Hoje mostrei um pouco do que é a equoterapia, a quem se destina, como se aplica e quais os benefícios que proporciona. Acho importante falar mais sobre a técnica e as coisas boas que ela traz”, destaca ela, que além de fisioterapeuta, é psicopedagoga e instrutora de equitação para equoterapia.

Uma das coordenadoras do evento, a professora Ana Leão, destaca que, apesar da variedade de temas, todos trazem um ponto em comum: a preocupação e valorização do Bioma Pampa. “Unimos várias áreas de conhecimento e pontos de intersecção entre elas, sempre lançando esse olhar não apenas para o nosso bioma, mas também para o Rio Grande do Sul, como um todo”, aponta.

Programação de hoje

- 10h: Técnicas de amostragem de fauna no âmbito de Licenciamento Ambiental: da teoria à prática – Campus Rural;

- 10h: Orchidaceae – ferramenta pedagógica para o ensino da botânica – Câmpus Rural

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br