MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Projeto de Apadrinhamento Estudantil realiza segundo circuito de palestras e debate sobre Autismo

Publicada em 06/04/2018
Projeto de Apadrinhamento Estudantil realiza segundo circuito de palestras e debate sobre Autismo | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Atividade realizada, no auditório do complexo do Museu Dom Diogo de Souza, buscou expandir entendimento sobre assunto

O auditório do complexo do Museu Dom Diogo de Souza foi palco, na noite de quarta-feira, do segundo circuito de palestras sobre Autismo. A atividade buscou expandir o entendimento sobre o tema, por meio de uma mesa redonda com profissionais que atuam com portadores do transtorno, além de mobilizar professores e acadêmicos da área da Saúde.
De acordo com a psicóloga Dilce Helena Santos, que trabalha diretamente com crianças e adolescentes portadores de autismo junto ao Centro de Atenção Psicosocial Infantojuvenil  (Cpapsi), o transtorno ainda é um diagnóstico que assusta, pois muitos pais preferem negar o autismo e isso prejudica o tratamento e a estimulação. Segundo a profissional, quanto mais cedo é feito o diagnóstico, maior é a possibilidade de se atenuar os transtornos. O trabalho consiste em criar um plano terapêutico voltado para cada caso específico, que envolva a família, a escola e toda a equipe multidisciplinar envolvida. "Temos que traçar um plano individual, porque o autista é único, cada um tem uma forma de tratar", revela.
Já a coordenadora do setor de Atenção à Pessoa com Deficiência, da Secretaria Municipal da Saúde, Cimone Gonzales Halberstadt, relatou situações que ajudam a amenizar os distúrbios e enalteceu a oportunidade de poder debater o tema. "A universidade tem essa responsabilidade social e passa isso aos seus acadêmicos. Isso produz uma nova consciência, a da construção de uma sociedade mais justa e igual. A informação é o único meio para que isso aconteça e a Universidade da Região da Campanha (Urcamp) está de parabéns por trazer a tona esse debate", ressaltou.
O encontro fez parte do segundo Ciclo de Palestras promovido pelo projeto de Apadrinhamento Estudantil, que consiste numa parceria entre alunos do curso de Psicologia e Ascom/Urcamp. Maria Yaguna, do 3º semestre, é uma das idealizadoras do programa, que ainda deve contar com outras sete palestras até o fim do semestre. "Quando nós começamos, a intenção era estreitar o vínculo entre colegas e professores. De fato, produzir algo construtivo, mas o projeto ganhou dimensões grandes em pouco espaço de tempo, porque a Urcamp abraçou a ideia e virou um projeto de extensão da instituição", frisou.
O primeiro ciclo de palestras aconteceu no dia 10 de março, sob o tema "A infância e adolescência". O próximo encontro deve acontecer no mês de maio.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br